A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Visualizações: 128DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1147Palavras-chave:
Jogos, Lúdico, Ensino SignificativoResumo
Este artigo terá como base a pesquisa bibliográfica, levantando pensamento e trazendo para a discussão a suma importância de utilizar o lúdico como ferramenta de aprendizado no “Ensino da Matemática”, pois sabemos que esta disciplina na escola é vista como muito difícil de aprender, fazendo como que fórmulas, teorias, conceitos e cálculos mecanizados fazem com que a maioria dos estudantes sintam repulsas perante os conteúdos abordados, onde muitas vezes até os professores especialistas e principalmente os polivalentes não dominam e nem gostam de ensinar os conteúdos abordados na Matemática. Delimitaremos principalmente as discussões perante a clientela da Educação Infantil e Fundamental I, mas ressaltando também a extrema importância de se trabalhar a Matemática de forma lúdica com qualquer criança e em qualquer grau de escolaridade. O principal objetivo de trabalhar a Matemática de forma lúdica com jogos, dinâmicas, materiais concretos, atividades diferenciadas, dentre outros é fazer com que as crianças sintam mais prazer, fiquem mais motivadas, aumentando à vontade perante os conteúdos e objetivos propostos, facilitando o processo de ensino/aprendizagem, e como consequência fazendo com que as crianças aprendam de uma forma mais significativa e prazerosa.