INFLUÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO RESULTADO DO IDEB DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS

Autores

  • Marcelo Alves de Castro Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Frank Cardoso Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Odirley Rigoti Centro Universitário Vale do Cricaré
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Vinicius da Silva Freitas Centro Universitário Augusto Motta

Palavras-chave:

Educação, IDEB, Políticas públicas, Sustentabilidade

Resumo

Esta pesquisa investiga a relação entre práticas sustentáveis e o desempenho educacional medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios do Espírito Santo. O estudo parte do pressuposto de que iniciativas de sustentabilidade nas escolas - como gestão eficiente de recursos, educação ambiental e infraestrutura escolar sustentável podem contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais. Utilizando abordagem quantitativa, a pesquisa analisa dados do IDEB (2017-2023) e indicadores de sustentabilidade municipal, como programas de educação ambiental e dados indicadores de sustentabilidade (IEMA). Os métodos incluem análise estatística para identificar correlações e comparativos entre municípios com diferentes desempenhos no IDEB. Os resultados preliminares sugerem que municípios com políticas ambientais mais estruturadas nas escolas tendem a apresentar melhores resultados no IDEB, particularmente no ensino fundamental I. A pesquisa conclui que a incorporação de práticas sustentáveis no ambiente escolar pode ser um fator relevante para a melhoria da qualidade da educação, recomendando a inclusão de indicadores de sustentabilidade nas avaliações educacionais e a adoção de políticas públicas que integrem educação ambiental e gestão escolar sustentável.

Biografia do Autor

Marcelo Alves de Castro, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

Odirley Rigoti , Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Augusto Motta

Doutor em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

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Publicado

2025-05-17