INFLUÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO RESULTADO DO IDEB DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS
Palavras-chave:
Educação, IDEB, Políticas públicas, SustentabilidadeResumo
Esta pesquisa investiga a relação entre práticas sustentáveis e o desempenho educacional medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios do Espírito Santo. O estudo parte do pressuposto de que iniciativas de sustentabilidade nas escolas - como gestão eficiente de recursos, educação ambiental e infraestrutura escolar sustentável podem contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais. Utilizando abordagem quantitativa, a pesquisa analisa dados do IDEB (2017-2023) e indicadores de sustentabilidade municipal, como programas de educação ambiental e dados indicadores de sustentabilidade (IEMA). Os métodos incluem análise estatística para identificar correlações e comparativos entre municípios com diferentes desempenhos no IDEB. Os resultados preliminares sugerem que municípios com políticas ambientais mais estruturadas nas escolas tendem a apresentar melhores resultados no IDEB, particularmente no ensino fundamental I. A pesquisa conclui que a incorporação de práticas sustentáveis no ambiente escolar pode ser um fator relevante para a melhoria da qualidade da educação, recomendando a inclusão de indicadores de sustentabilidade nas avaliações educacionais e a adoção de políticas públicas que integrem educação ambiental e gestão escolar sustentável.