INFLUÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO RESULTADO DO IDEB NOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS

Autores

  • Marcelo Alves de Castro Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Frank Cardoso Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Vinicius da Silva Freitas Centro Universitário Vale do Cricaré
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Odirley Rigoti Centro Universitário Vale do Cricaré

Palavras-chave:

Educação, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável

Resumo

Este resumo investiga a relação entre práticas sustentáveis e o desempenho educacional, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Espírito Santo no período de 2011 a 2023. A pesquisa analisa indicadores de sustentabilidade, como gestão de resíduos, qualidade do ar, áreas verdes e saneamento básico, e sua correlação com as notas do IDEB. Os resultados mostram que municípios com maiores investimentos em sustentabilidade tendem a apresentar melhorias significativas no desempenho educacional, destacando a importância de integrar políticas ambientais e educacionais. A sustentabilidade tem se tornado um tema central no desenvolvimento regional, influenciando não apenas o meio ambiente, mas também setores como a educação. O IDEB, principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, reflete o desempenho dos estudantes em avaliações nacionais e as taxas de aprovação escolar. Este estudo busca explorar como práticas sustentáveis impactam o IDEB nos municípios capixabas. Foram coletados dados do IDEB e indicadores de sustentabilidade, como acesso à água tratada, coleta de resíduos e áreas verdes, para os municípios do Espírito Santo entre 2013 e 2023. Utilizou-se análise estatística para identificar correlações, com dados obtidos do INEP, IBGE e SEAMA. Os resultados indicam que municípios como Vitória, Vila Velha e Marechal Floriano, que investir am em sustentabilidade, apresentaram melhorias consistentes no IDEB. Fatores como redução da poluição do ar, ampliação de áreas verdes e programas de coleta seletiva foram associados a um ambiente escolar mais propício à aprendizagem. Além disso, a integração da educação ambiental no currículo escolar mostrou impactos positivos no engajamento e desempenho dos alunos. Por outro lado, municípios como Ponto Belo e Mucurici, com baixos índices de sustentabilidade, enfrentam desafios educacionais, refletidos em IDEB mais baixos. A relação entre sustentabilidade e educação pode ser explicada pela melhoria na qualidade de vida, que influencia diretamente a frequência e o desempenho dos estudantes. No entanto, desigualdades regionais ainda são um obstáculo, já que municípios com menor infraestrutura têm dificuldades para implementar práticas sustentáveis. Conclui-se que a sustentabilidade é um fator relevante para a melhoria do IDEB no Espírito Santo. A integração de políticas ambientais e educacionais é essencial para promover um desenvolvimento regional equilibrado e garantir um futuro mais sustentável e inclusivo. Recomenda-se que governos e instituições priorizem investimentos em práticas sustentáveis como parte de uma estratégia ampla para melhorar a qualidade da educação.

Biografia do Autor

Marcelo Alves de Castro, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Odirley Rigoti, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

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Publicado

2025-05-17