INFLUÊNCIAS DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Vinicius da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá
  • Maria Martins Formiga Instituto Federal de Pernambuco
  • Fabianna Santana Moço Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Raimunda Letícia Souza Monteiro Facultad Interamericana de Ciências Sociales
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré

Palavras-chave:

Educação Física, Libras, Deficiência Auditiva, Inclusão

Resumo

Uma das características mais importantes a serem tratados em função a escolarização da pessoa que possui deficiência auditiva diz respeito ao uso da Libras – Língua Brasileira de Sinais que, na maioria das vezes, ocorre de forma tardia. Isso acontece em razão de pessoas surdas em sua grande maioria, nascerem em lares ouvintes, retardando dessa forma a efetivação de suas experiências linguistas por diversas razões. Este estudo foi desenvolvimento por meio de revisão bibliográfica, em razão deste modelo de pesquisa compreender o levantamento de todo material bibliográfico existente já desenvolvido em meios como livros, revistas, canais de congressos e teses entre outros sobre o processo de educação inclusiva.  A educação física escolar deve dar foco nas divergências das atividades, com intuito de que as crianças percebam a distinção de seus desempenhos em diversas atividades, sem a conotação de incapacidade ou fracasso. As aulas de educação física têm como propostas atividades que desenvolvem a compreensão/consciência corporal, além de incentivar atividades de respeito, cooperação e amizade, desenvolvendo o hábito pela prática de atividade física para uma vida produtiva, saudável e emocionalmente equilibrada. É possível concluir que existe urgência do rompimento dos paradigmas e dos conceitos escolares que atuam de forma tradicional, emergindo assim conhecimentos inovadores por meio de seus educadores e profissionais do âmbito educacional com visão não segregacionista, mas inclusiva, com visões diferentes sobre atividades que já existem, tendo um novo conhecimento e a aceitação de que para incluir e trabalhar.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá,

Maria Martins Formiga, Instituto Federal de Pernambuco

Mestra em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Pernambuco.

Fabianna Santana Moço, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestra em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

Raimunda Letícia Souza Monteiro, Facultad Interamericana de Ciências Sociales

Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales. Possui graduação em Licenciatura em computação pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2014,), Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará (2006) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2003) e, é Pós-graduada em Gestão Escolar Pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Iniciou como professora na rede municipal de Educação de Igarapé-Açu com séries iniciais na escola Odete Barbosa Marvão no ano de 1996, em 1998 trabalhou como alfabetizadora em turmas do EJA, 1 e 2 etapa, também pela escola Odete Barbosa Marvão. Iniciou em 1998 como professora temporária da rede de educação do Estado do Pará pela escola Dr. Angelo Cesarino em turmas de alfabetização do pré-escolar ate o ano de 2000, após o ingresso na faculdade começou a lecionar Língua Portuguesa e Literatura em turmas de ensino fundamental maior e médio. Professora efetiva do Estado, concursada desde 2007 na área de Língua Portuguesa nas Escolas Est. de Ens. Fund. e Médio "Nilo de Oliveira" e "José Elias Emin", vinculadas a Secretaria de Estado de Educação do Pará, ministrando aulas para turmas de 5 a 8 séries do ensino fundamental e de 1 ao 3 ano do Ensino Médio. Atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica do Sistema Modular de ensino na DRE Maracanã.

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2024-12-05