INFLUÊNCIAS DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Vinicius da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá
  • Maria Martins Formiga Instituto Federal de Pernambuco
  • Fabianna Santana Moço Centro Universitário Vale do Cricaré
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré

Palavras-chave:

Educação Física, Libras, Deficiência Auditiva, Inclusão

Resumo

Uma das características mais importantes a serem tratados em função a escolarização da pessoa que possui deficiência auditiva diz respeito ao uso da Libras – Língua Brasileira de Sinais que, na maioria das vezes, ocorre de forma tardia. Isso acontece em razão de pessoas surdas em sua grande maioria, nascerem em lares ouvintes, retardando dessa forma a efetivação de suas experiências linguistas por diversas razões. Este estudo foi desenvolvimento por meio de revisão bibliográfica, em razão deste modelo de pesquisa compreender o levantamento de todo material bibliográfico existente já desenvolvido em meios como livros, revistas, canais de congressos e teses entre outros sobre o processo de educação inclusiva.  A educação física escolar deve dar foco nas divergências das atividades, com intuito de que as crianças percebam a distinção de seus desempenhos em diversas atividades, sem a conotação de incapacidade ou fracasso. As aulas de educação física têm como propostas atividades que desenvolvem a compreensão/consciência corporal, além de incentivar atividades de respeito, cooperação e amizade, desenvolvendo o hábito pela prática de atividade física para uma vida produtiva, saudável e emocionalmente equilibrada. É possível concluir que existe urgência do rompimento dos paradigmas e dos conceitos escolares que atuam de forma tradicional, emergindo assim conhecimentos inovadores por meio de seus educadores e profissionais do âmbito educacional com visão não segregacionista, mas inclusiva, com visões diferentes sobre atividades que já existem, tendo um novo conhecimento e a aceitação de que para incluir e trabalhar.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá,

Maria Martins Formiga, Instituto Federal de Pernambuco

Mestra em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Pernambuco.

Fabianna Santana Moço, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestra em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré.

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2024-12-05