INSTRUMENTALIZAÇÃO DA VERIFICAÇÃO DE FLUÊNCIA LEITORA

ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SERRA/ES

Autores

  • Daniele da Silva Pereira UNIVC
  • Edna Bicalho Coutinho
  • Soraia Neto Barbosa da Silva
  • Vinicius da Silva Freitas Centro Universitário Augusto Motta
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré

Palavras-chave:

verificação leitora, Alfabetização, Ciclo de Gestão, Avaliação interna

Resumo

O desenvolvimento da fluência leitora é um aspecto fundamental para a alfabetização, influenciando diretamente a compreensão e expressão dos estudantes. Este estudo investiga como as escolas municipais de Serra, no Espírito Santo, estão implementando e monitorando a fluência leitora no âmbito do Pacto de Aprendizagem do Espírito Santo (Paes) e do Ciclo de Gestão. A pesquisa examina a eficácia das estratégias utilizadas para aferição da fluência leitora dos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I, utilizando dados coletados por meio de um aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bem como formações promovidas pelo Paes e pela Secretaria Municipal de Educação. A metodologia empregada caracteriza-se como um estudo de caso descritivo e exploratório, abrangendo a análise de dados quantitativos e qualitativos. Foram coletadas informações do aplicativo da UFJF no período de 2022 a 2024 e realizadas entrevistas com as pedagogas de escolas que apresentaram desempenhos distintos nos testes de fluência leitora. O objetivo é compreender as estratégias adotadas, os desafios enfrentados e os impactos das iniciativas pedagógicas na alfabetização dos alunos. Os resultados indicam disparidades significativas entre as escolas participantes do Ciclo de Gestão. A Escola G, por exemplo, apresentou um crescimento expressivo na fluência leitora, passando de 7% em 2023 para 52% em 2024. Esse avanço está associado a práticas como monitoramento constante, uso intensivo do aplicativo de fluência e condições estruturais favoráveis, incluindo acesso à tecnologia e um ambiente propício à leitura. Em contrapartida, a Escola A registrou uma evolução mais modesta, de 23% para 29%, enfrentando desafios como a alta rotatividade de professores e a escassez de recursos estruturais, como biblioteca e conexão adequada com a internet. A análise dos dados revela que uma abordagem pedagógica estruturada, aliada à colaboração entre gestão escolar, professores e famílias, desempenha um papel fundamental na progressão dos alunos. Práticas como a verificação interna da fluência leitora antes das avaliações externas foram identificadas como estratégias eficazes para ajustes pedagógicos e intervenções direcionadas. A conclusão do estudo ressalta a importância da continuidade e aperfeiçoamento das políticas de formação docente e do uso de tecnologias para monitoramento da aprendizagem. Embora os dados apontem avanços significativos em algumas escolas, ainda existem desafios a serem superados, especialmente na capacitação dos educadores e na implementação uniforme dos instrumentos de verificação da fluência leitora. Dessa forma, o estudo sugere que uma pedagogia flexível e adaptativa, baseada no acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos e na formação permanente dos professores, é essencial para garantir um processo de alfabetização eficaz e equitativo nas escolas municipais de Serra.

Biografia do Autor

Daniele da Silva Pereira, UNIVC

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

Edna Bicalho Coutinho

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

Soraia Neto Barbosa da Silva

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Augusto Motta

Doutor em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2025-05-17