Narrativas urbanas de MC’s trans e travestis nas seletivas estaduais para o duelo de MC’s nacional

Visualizações: 239

Autores/as

  • Thayllany Mattos dos Santos
  • Conrado Neves Sathler

Palabras clave:

estudos culturais, movimentos urbanos, rap, resistência, subjetividade

Resumen

esta análise discursiva é resultado de uma abordagem pautada pelos estudos culturais acerca das performances das/o MC’s Yara, Bixarte e Winnit nas seletivas estaduais para o Duelo MC’s Nacional 2020, evento de hip hop organizado pela Família de Rua (FDR) em Belo Horizonte, desde 2007, debaixo do viaduto de Santa Tereza. Com recorte de gênero, pautado na participação de pessoas transgêneras, se faz uma análise discursiva das subversões narrativas operadas pelas/o MC’s através da apropriação de ferramentas do método etnográfico utilizados na antropologia digital. O estudo busca compreender como MC’s constroem performances a partir das ideias de identidade e resistência, reivindicando, assim, um lugar para si no espaço de produção cultural urbana.

Biografía del autor/a

Thayllany Mattos dos Santos

Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS/UFRJ. Grupo de pesquisa Território, Discurso e Identidade (TDI), Interesses: Antropologia digital, Análise do Discurso, Estudos Culturais, Mov Urbanos e Interseccionalidade.

Conrado Neves Sathler

Doutor em Linguística Aplicada - Unicamp. Professor da UFGD, atua no curso de Psicologia, na Res Multiprofissional em Saúde e nos programas de Pós-Grad em Psicologia e Antropologia. Experiência: Modos de Produção de Subjetividade, Discurso, Políticas Públicas e Ensino de Psicopatologia.

Publicado

2023-03-13

Cómo citar

Santos, T. M. dos, & Sathler, C. N. (2023). Narrativas urbanas de MC’s trans e travestis nas seletivas estaduais para o duelo de MC’s nacional. COR LGBTQIA+, 1(4), 38–57. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/569

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.