O controle de corpos e os estudos queer

a biopolítica como condicionadora do normativismo de identidade

Visualizações: 128

Autores/as

  • Vanderlei Barros Pinheiro Filho

Palabras clave:

queer, LGBTQIA , biopolítica, corpos

Resumen

o objetivo é abordar a sexualidade enquanto meio de controle dos indivíduos. A pesquisa é de natureza básica com fins explicativos e abordagem qualitativa, tendo como método de análise o hipotéticodedutivo e de procedimento o método bibliográfico. Nesse estudo se pensou as faces da violência de uma forma institucionalizada frente ao discurso heteronormativo e religioso que permeia o Poder legislativo e os impede de dar cumprimento aos direitos fundamentais. É realizada uma análise de como a falta de leis não dão efetividade a isonomia e dignidade constitucionalmente garantidas a todas as pessoas partindo do pressuposto de igualdade formal e material.

Biografía del autor/a

Vanderlei Barros Pinheiro Filho

Graduado em Direito pela Universidade Ceuma. Pós graduando em advocacia cível pela Fundação Escola do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP). Advogado.

Publicado

2022-07-29

Cómo citar

Filho, V. B. P. (2022). O controle de corpos e os estudos queer: a biopolítica como condicionadora do normativismo de identidade. COR LGBTQIA+, 1(3), 249–264. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/550

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.