Desvendando as infâncias trans

Um estado do conhecimento das dissertações brasileiras, 2007-2022

Visualizações: 124

Autores

Palavras-chave:

Minorias de Gênero, Identidade de Gênero, Diversidade de Gênero

Resumo

O presente artigo apresenta um Estado do Conhecimento das dissertações acadêmicas brasileiras sobre "Infância Trans" no período de 2007 a 2022, com o objetivo de mapear e analisar as tendências e contribuições para o campo das identidades de gênero na infância. A metodologia envolveu a revisão sistemática de dissertações do Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES. Os resultados revelaram um crescente interesse acadêmico no tema, abordando aspectos como a construção da identidade de gênero, a influência da mídia e da educação, experiências de discriminação e estratégias de apoio. No entanto, identificou-se a necessidade de estudos mais abrangentes, participativos e interseccionais, que incluam a voz das crianças transgênero e considerem diferentes contextos regionais. Em síntese, destaca-se, a importância de promover ambientes inclusivos e políticas que respeitem a diversidade de identidades de gênero na infância, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e respeitosa.

Biografia do Autor

Jonathan Domingues, UNIFESP

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo, com Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Educação, Gênero e Sexualidade pela Faculdade Iguaçu e Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Idealizador e Coordenador do Projeto Direitos Humanos e Educação (@direitoshumanos_educacao).

Downloads

Publicado

28.02.2024

Como Citar

Domingues, J. (2024). Desvendando as infâncias trans: Um estado do conhecimento das dissertações brasileiras, 2007-2022. COR LGBTQIA+, 1(6), 10–22. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/824

Edição

Seção

Artigos