DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEI Nº 10.639/03

ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA APLICAÇÃO NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autores

  • Karoline Lopes Rodrigues Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Márcia Maria dos Anjos Gomes Rodrigues Instituto Federal Sul-rio-grandense https://orcid.org/0000-0002-0622-7535
  • Fabiana Celente Montiel Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.56579/rihga.v2i2.1100

Palavras-chave:

Educação Étnico-Racial, Educação Antirracista, Lei nº 10.639/03

Resumo

Este artigo aborda diálogos possíveis para a Educação das Relações Étnico-Raciais, acerca da Lei nº 10.639/03 e sua obrigatoriedade para o ensino da história e cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos escolares, a partir de um breve recorte histórico sobre a resistência negra em busca do reconhecimento do seu legado, que envolve aspectos de resiliência no enfrentamento às adversidades, no sentido de compreender e identificar os facilitadores ou dificultadores da implementação da lei, já que mesma completou 20 anos desde sua criação. Trata-se de um ensaio teórico, em uma perspectiva qualitativa, recorte de uma dissertação em construção, que objetiva fomentar o debate crítico acerca da implementação da Lei nº 10.639/03, refletindo acerca da aplicabilidade da mesma nos currículos da Educação Básica. Destaca-se a importância de pensar o currículo e a práxis pedagógica no desenvolvimento de ações que contribuam para uma educação antirracista, por meio de estudos sobre a efetivação da Lei e da análise de conteúdos programáticos.

Biografia do Autor

Karoline Lopes Rodrigues, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (PPGEdu/IFSul).

Márcia Maria dos Anjos Gomes Rodrigues, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (PPGEdu/IFSul).

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas, atuando nos cursos de Ensino Médio Integrado e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2024-09-08

Como Citar

Rodrigues, K. L., Rodrigues, M. M. dos A. G., & Montiel, F. C. (2024). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LEI Nº 10.639/03: ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA APLICAÇÃO NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVISTA CAMINHOS DO PAMPA: REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE ALEGRETE, 2(2), 01–13. https://doi.org/10.56579/rihga.v2i2.1100

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