PROMOVENDO A CONSCIÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ENSINO DE FILOSOFIA
Visualizações: 61DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1117Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Práticas Docentes, Direitos Humanos, EnsinoResumo
Este estudo investiga a relação entre as práticas de ensino de filosofia no ensino médio e a promoção dos direitos humanos. Reconhecendo o papel crucial da filosofia no desenvolvimento da consciência crítica dos alunos, exploramos uma abordagem abrangente e diversificada, incluindo pesquisa qualitativa, análise de materiais didáticos, observações em sala de aula e entrevistas com professores. A pesquisa, realizada em uma escola em Maceió, abraça a complexidade dos contextos educacionais, considerando a realidade dos alunos e as diversidades socioculturais. Nosso objetivo é avaliar como as práticas de ensino de filosofia orientam a consciência e o compromisso dos alunos em relação aos direitos humanos. Analisamos as abordagens dos professores, o impacto dos materiais didáticos e as respostas dos alunos, buscando uma compreensão holística dessa interação. Os resultados fornecerão insights valiosos para aprimorar o ensino de filosofia como uma ferramenta eficaz na promoção dos direitos humanos no contexto da educação escolar e para o exercício da cidadania.