AS INFÂNCIAS DAS CRIANÇAS SEM TERRINHAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Visualizações: 37

Autores

  • Matteus Gomes Luz

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1106

Palavras-chave:

Criancas, Infancias, sem terrinha, MST

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as pesquisas em educação que abordam as crianças sem terrinhas. A pesquisa possui natureza qualitativa e está amparada pelo procedimento metodológico de revisão de literatura em estado de conhecimento. Assim para encontrar os dados escolhemos a plataforma da biblioteca digital de teses e dissertações/BDTD e definimos as palavras de buscas: Crianças do campo – MST – Infâncias negras – Assentamento – Educação do Campo e Educação popular – Sem terrinhas e Crianças assentadas, partir dessa escolha foram encontrados 12 trabalhos, sendo 09 dissertações e 03 teses. As crianças sem terrinha estão em movimento seja nos assentamentos ou nas Universidades. Assim, fazendo alguns apontamentos sobre as categorias que são referenciadas pelas crianças nas produções, podemos afirmar que a escola, as brincadeiras e as cirandas contribuem para o pertencimento das infâncias sem terrinhas. A partir dos achados afirmamos que o MST é um movimento de luta e resistência que acredita nas potências das crianças, ao realizar esse estudo podemos constatar que as infâncias sem terrinhas se fazem presentes nas pesquisas em educação, sendo possível perceber o pertencimento e aproximação à temática pelos pesquisadores, como também a diversidade de temas envolvendo as crianças sem terrinhas.

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

Gomes Luz, M. (2024). AS INFÂNCIAS DAS CRIANÇAS SEM TERRINHAS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–18. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1106

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.