O PAPEL TRANSFORMADOR DA PEDAGOGIA VISUAL NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS: ESTRATÉGIAS, DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Autores

  • CELIANA LIMA DA SILVA UEMA
  • Vera Lucia Oliveira dos Santos
  • LUINALDO Luinaldo da Silva Soares
  • Deuzimar Costa Serra

Palavras-chave:

Pedagogia Visual, Surdo, Inclusão, Prática Docente, Professor

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de ensino na perspectiva da inclusão de estudantes surdos por meio da prática da pedagogia visual em uma escola pública na cidade de Caxias - MA. Os dados foram coletados por meio de observação para entender o processo de inclusão de pessoas com surdez em uma escola pública, cujo objetivo da observação é examinar como esse processo se efetiva na prática, oferecendo múltiplas percepções sobre as experiências e desafios enfrentados pelos professores no ambiente escolar inclusivo. Para análise, os dados foram organizados em quadros que permitem examinar a abordagem de conteúdos, metodologias e recursos utilizados por professores observados. Essa organização visa destacar como a prática docente atua enquanto ferramenta que pode promover a inclusão ou exclusão no processo de ensino aprendizagem. Com base nos dados coletados, observa-se que o processo de inclusão ainda não atingiu um nível ideal, mas há indícios de progresso em direção a uma escola mais inclusiva para todos. Nesse contexto, a prática docente desempenha um papel crucial no processo de inclusão de estudantes surdos, destacando a importância de uma abordagem docente emancipatória para promover efetivamente a inclusão no ambiente educacional. Para realizar este estudo adotou-se como principais teóricos, Pereira e Bernardino (2022), Matsuno (2019), Gomes (2020), Skliar (2013), Viana (2021).

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Publicado

2024-09-04