PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR
Palavras-chave:
Estudante Surdo, Escola Pública, Inclusão, Prática DocenteResumo
A pesquisa visa analisar as práticas de ensino na perspectiva da inclusão de estudantes surdos em uma escola pública na cidade de Matias Olímpio–PI. Os resultados iniciam foram organizados por meio da observação realizada com o intuito de vislumbrar como ocorre o processo de inclusão de pessoas com surdez em uma escola pública. Para efeito de análise, elencaram-se as informações em quadros que possibilitam verificar a abordagem dos conteúdos, as metodologias adotadas pelos professores observados e recursos utilizados pelos mesmos que evidencia a prática docente como ferramenta da inclusão ou exclusão no processo de ensino e aprendizagem. A partir dos dados parciais, conclui-se que o processo de inclusão ainda não é o ideal, porém já se pode visualizar um indício de uma escola inclusiva para todos. Assim sendo, a prática docente assume um papel importantíssimo no processo de inclusão de alunos surdos, por meio de uma prática docente emancipatória.