PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Estudante Surdo, Escola Pública, Inclusão, Prática Docente

Resumo

A pesquisa visa analisar as práticas de ensino na perspectiva da inclusão de estudantes surdos em uma escola pública na cidade de Matias Olímpio–PI. Os resultados iniciam foram organizados por meio da observação realizada com o intuito de vislumbrar como ocorre o processo de inclusão de pessoas com surdez em uma escola pública. Para efeito de análise, elencaram-se as informações em quadros que possibilitam verificar a abordagem dos conteúdos, as metodologias adotadas pelos professores observados e recursos utilizados pelos mesmos que evidencia a prática docente como ferramenta da inclusão ou exclusão no processo de ensino e aprendizagem. A partir dos dados parciais, conclui-se que o processo de inclusão ainda não é o ideal, porém já se pode visualizar um indício de uma escola inclusiva para todos. Assim sendo, a prática docente assume um papel importantíssimo no processo de inclusão de alunos surdos, por meio de uma prática docente emancipatória.

Biografia do Autor

Celiana Lima da Silva , Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Coautora: Mestranda do curso de Mestrado Profissionalizante em Educação Inclusiva-PROFEI / 3ª Turma; Campus da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. E-mail: celianalima26@hormail.com.Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6728040407943167; https://orcid.org/0000-0002-6335-0126

Luinaldo, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Coautor: Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI / 3ª Turma; Campus da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; E-mail: luinaldos@hotmail.com. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8280460664951221; https://orcid.org/0009-0003-5595-977X

Deuzimar Costa Serra

Orientadora: Doutora em Educação pela UFC. Atualmente é professora Adjunto IV do Campus UEMA Codó; Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da UEMA. deuzimarserra@professor.uema.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9349562924350573. https://orcid.org/0000-0002-7130-7531

Downloads

Publicado

2024-09-04