ATUAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
O processo educacional pode ser considerado uma prática cuja finalidade é proporcionar o desenvolvimento do sujeito aprendente e está diretamente conexo a dois aspectos indispensáveis à vida em sociedade: a cidadania e a formação para o mercado de trabalho. O objetivo do trabalho visa analisar como a prática docente está sendo implementada para incluir estudantes com deficiências nas escolas públicas do município de Esperantina–PI. A pesquisa investiga questões relacionadas ao trabalho dos professores na escola, revelando aspectos importantes para a educação inclusiva, sendo fundamental para a formação cidadã. Para este trabalho foi conduzida uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, visando compreender as percepções e abordagens dos professores em sua prática, bem como suas opiniões sobre o trabalho que vêm realizando ao longo de sua história como educadores. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas, distribuídos a duas professoras da rede pública de ensino de Esperantina. Para análise, os dados foram organizados em quadros, possibilitando a identificação dos critérios adotados pelas professoras na organização de suas atividades em sala de aula, além de caracterizar a abordagem didática no contexto da inclusão e formação cidadã, e destacar a avaliação no processo de ensino e aprendizagem. A partir dos resultados, observa-se que as professoras planejam e executam suas práticas considerando, principalmente, as necessidades e limitações de seus estudantes. No entanto, elas também consideram a diversidade de conhecimentos e ritmos de aprendizagem, valorizando atividades coletivas e lúdicas para alcançar os objetivos propostos. Dessa forma, o papel do professor assume uma importância fundamental no processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Diante do exposto, conclui-se que a prática docente desempenha um papel relevante no processo de inclusão, demandando empenho e adaptação às diversas formas de aprendizagem. Embora timidamente, a inclusão avança, fundamentada em legislações e práticas comprometidas com a diversidade, visando formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade contemporânea.