ATUAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

Resumo

O processo educacional pode ser considerado uma prática cuja finalidade é proporcionar o desenvolvimento do sujeito aprendente e está diretamente conexo a dois aspectos indispensáveis à vida em sociedade: a cidadania e a formação para o mercado de trabalho. O objetivo do trabalho visa analisar como a prática docente está sendo implementada para incluir estudantes com deficiências nas escolas públicas do município de Esperantina–PI. A pesquisa investiga questões relacionadas ao trabalho dos professores na escola, revelando aspectos importantes para a educação inclusiva, sendo fundamental para a formação cidadã. Para este trabalho foi conduzida uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, visando compreender as percepções e abordagens dos professores em sua prática, bem como suas opiniões sobre o trabalho que vêm realizando ao longo de sua história como educadores. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas, distribuídos a duas professoras da rede pública de ensino de Esperantina. Para análise, os dados foram organizados em quadros, possibilitando a identificação dos critérios adotados pelas professoras na organização de suas atividades em sala de aula, além de caracterizar a abordagem didática no contexto da inclusão e formação cidadã, e destacar a avaliação no processo de ensino e aprendizagem. A partir dos resultados, observa-se que as professoras planejam e executam suas práticas considerando, principalmente, as necessidades e limitações de seus estudantes. No entanto, elas também consideram a diversidade de conhecimentos e ritmos de aprendizagem, valorizando atividades coletivas e lúdicas para alcançar os objetivos propostos. Dessa forma, o papel do professor assume uma importância fundamental no processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Diante do exposto, conclui-se que a prática docente desempenha um papel relevante no processo de inclusão, demandando empenho e adaptação às diversas formas de aprendizagem. Embora timidamente, a inclusão avança, fundamentada em legislações e práticas comprometidas com a diversidade, visando formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Celiana Lima da Silva , Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Coautora: Mestranda do curso de Mestrado Profissionalizante em Educação Inclusiva-PROFEI / 3ª Turma; Campus da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. E-mail: celianalima26@hormail.com.Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6728040407943167; https://orcid.org/0000-0002-6335-0126

Leidmar Cunha Melo, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Coautora: Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, São Luís, MA. ladymelo.bio@hotmail.com.  http://lattes.cnpq.br/5568585903866150. https://orcid.org/0009-0003-7328-207X

 

Luinaldo da Silva Soares, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Coautor: Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI / 3ª Turma; Campus da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; E-mail: luinaldos@hotmail.com. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8280460664951221; https://orcid.org/0009-0003-5595-977X

Deuzimar Costa Serra , Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Orientadora: Doutora em Educação pela UFC. Atualmente é professora Adjunto IV do Campus UEMA Codó; Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da UEMA. deuzimarserra@professor.uema.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9349562924350573. https://orcid.org/0000-0002-7130-7531

Antônio Roberto Serra, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Orientador Doutor em Administração pela Fundacao Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ. roberto.serra@professor.uema.br. http://lattes.cnpq.br/2079011628613804.

https://orcid.org/0000-0002-8940-5682

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Publicado

2024-09-04