FENÔMENO LÚDICO E O TRABALHO DOCENTE: RELATO DE UMA MESTRANDA

Autores

  • Claudia Regina de Castro UFLA

Palavras-chave:

Jogo, Prática Docente, Professor Pesquisador, Viradas Lúdicas

Resumo

O trabalho apresentou reflexões acerca da concepção sobre o fenômeno lúdico e suas relações com o trabalho docente, tendo como base o percurso formativo proporcionado pela disciplina Interfaces entre jogo, brincadeira, brinquedo e educação, ofertada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. O caminho metodológico contemplou uma reconstrução crítica da trajetória da disciplina em campo pessoal, profissional e de pesquisa por meio da revisão dos textos, das anotações e das lembranças das discussões que aconteceram durante as aulas. De início, foram apresentados sua organização, a dinâmica das aulas e a forma de avaliação, posteriormente um breve resumo dos textos que mais se destacaram e os pontos mais relevantes para o estudo em desenvolvimento pela pesquisadora. O aporte teórico apreciado na disciplina permitiu afastamento  dos consensos e compreensão de conceitos fundamentais para a prática docente, tais como: viradas lúdicas, o jogo, brincar, brinquedo, técnicas corporais, gamificação, professor pesquisador. O desafio de rever as estratégias de estudo, os momentos de autoria e a apresentação de trabalho foram analisados como  oportunidades para o desenvolvimento dos pesquisadores em formação. Ademais as reflexões que os autores e professores proporcionaram uma visão mais abrangente sobre o trabalho docente, bem como instigam debates sobre a existência, as relações humanas, quem somos, o que fazemos hoje e perspectivas de futuro.

Downloads

Publicado

2024-09-04