SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TRABALHANDO COM TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS EM UM CURSINHO POPULAR

Autores

  • Claudia Regina de Castro UFLA

Palavras-chave:

sequência didática, temas contemporâneos transversais, produto educacional, cursinhos populares

Resumo

A elaboração de um produto educacional (PE) é uma das exigências para a conclusão de um mestrado profissional. Neste sentido, foi elaborada uma proposta de PE partindo do pressuposto que pode haver lacunas na escolarização dos/as educandos/as durante a passagem pela educação básica, em relação aos temas contemporâneos transversais (TCTs). Neste cenário, os cursinhos populares (CPs) são voltados para as camadas populares acessarem o ensino superior e/ou técnico. Além da preparação para os exames, esses espaços estão preocupados com uma formação crítica que vise a transformação da sociedade. Neste sentido, entende-se que os TCTs são relevantes para serem abordados com os/as educandos em um CP. O objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática sobre os TCTs para ser desenvolvida em conjunto com os/as educadores/as em um CP. Aprofundando o tratamento da questão, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os TCTs envolvem seis macroáreas temáticas, que são subdivididas em quinze temas, a saber: 1- Cidadania e Civismo (Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente,  Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso); 2- Ciência e Tecnologia (Ciência e Tecnologia); 3- Economia (Trabalho, Educação Financeira, Educação Fiscal); 4- Meio Ambiente (Educação Ambiental, Educação para o Consumo); 5- Multiculturalismo (Diversidade Cultural, Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras); 6- Saúde (Saúde, Educação Alimentar e Nutricional). Em termos metodológicos, inicia-se com o contato com a coordenação e educadores/as de um CP e apresentação da proposta para ser construída de forma coletiva. Em seguida, acontecerá o aprofundamento teórico de sequência didática com os/as educadores/as. A partir disso, realizar o levantamento do/s temas de interesse com os/as educandos/as em relação a cada macroárea. Posteriormente, com os/as educadores/as, selecionar ou elaborar as perguntas problematizadoras dos temas escolhidos. É necessário ainda a triagem dos materiais que tratam dos temas escolhidos, bem como do aporte teórico sobre os temas para os/as educadores/as. O planejamento da sequência didática a princípio contemplará: área, objetivos, competências, habilidades, macroárea de acordo com a BNCC; tempo estimado; recursos; metodologia e avaliação. Vale mencionar que a metodologia da sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2011) abrange a apresentação e problematização do tema; realização de atividades para levantar o conhecimento prévio sobre o tema tais como: registro individual, discussão em pequenos grupos, síntese. Além disso, a apresentação teórica sobre o tema por meio de textos, vídeos, aúdio, músicas, notícias, charges, dentre outros e a elaboração de cartazes nos pequenos grupos e socialização para a turma. Diante de tais colocações, a circulação dos produtos educacionais representa uma devolutiva dos programas profissionais para a comunidade porque não somente o espaço e/ou sujeitos pesquisados são beneficiados, mas também quem não participou do processo. Neste contexto, espera-se que educadores/as de outros CPs também possam utilizar essa proposta. Ademais se torna uma oportunidade de aprendizado para o/a pesquisador/a, pois permite uma atuação significativa com o intuito de atender os anseios da sociedade (Brasil, 2017). 

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Publicado

2025-05-17