Quem é a Historiadora Radical?

Visualizações: 154

Autores/as

  • Kleire Anny Pires de Souza

Palabras clave:

entrevista, historiadora radical, ativismo virtual

Resumen

Historiadora Radical é uma personagem, que, a partir da professora que está à frente do projeto, realiza cursos sobre história das mulheres em sua página do Instagram. O trabalho feito pela professora a frente desse projeto é um legítimo trabalho de história pública e ativismo. A historiadora radical é uma personagem criada por uma professora e pesquisadora. Além da página Historiadora Radical, possui também a página Lésbicas Antifascista que foca nas questões da lesbianidade. Lésbicas antifascistas segue a mesma ideia da página da Historiadora Radical, porém centrada nas discussões e foco na questão da lesbianidade. A entrevista foi realizada pela historiadora e pesquisadora da temática de lesbianidade Kleire Anny Pires de Souza, que teve contato com a personagem através de sua página do Instagram e obteve rápida resposta e breve explicação. Essa entrevista compõem um projeto pessoal que busca construir um banco de dados com entrevistas de mulheres lésbicas do movimento de ativismo virtual. A ideia é demonstrar que mulheres lésbicas estão presentes na história, e não somente salvaguardadas em uma segmentação da história, sendo, como menciona a própria professora, "É as mulheres na história, e não história das mulheres". A entrevista foi feita de maneira on-line, no ano de 2022, gravada por áudio e transcrita, priorizando manter o dialeto utilizado pela entrevistada.

Biografía del autor/a

Kleire Anny Pires de Souza

Mestranda no Programa de Pós Graduação em História, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Fomento Capes.

Publicado

2022-07-29

Cómo citar

Souza, K. A. P. de. (2022). Quem é a Historiadora Radical?. COR LGBTQIA+, 1(3), 339–352. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/539

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.