Desvendando as infâncias trans
Um estado do conhecimento das dissertações brasileiras, 2007-2022
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Minorias de Gênero, Identidade de Gênero, Diversidade de GêneroResumo
O presente artigo apresenta um Estado do Conhecimento das dissertações acadêmicas brasileiras sobre "Infância Trans" no período de 2007 a 2022, com o objetivo de mapear e analisar as tendências e contribuições para o campo das identidades de gênero na infância. A metodologia envolveu a revisão sistemática de dissertações do Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES. Os resultados revelaram um crescente interesse acadêmico no tema, abordando aspectos como a construção da identidade de gênero, a influência da mídia e da educação, experiências de discriminação e estratégias de apoio. No entanto, identificou-se a necessidade de estudos mais abrangentes, participativos e interseccionais, que incluam a voz das crianças transgênero e considerem diferentes contextos regionais. Em síntese, destaca-se, a importância de promover ambientes inclusivos e políticas que respeitem a diversidade de identidades de gênero na infância, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e respeitosa.