O que as epistemologias trans nos ensinam sobre as políticas de gênero, sexualidades e direitos?

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Autores

  • Elis Rosa dos Santos Simão Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Luiz Fernando Prado Uchôa Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont. Programa Educação, Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jeane Motira Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, Brasil.
  • Luiz Roberto de Almeida Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, Brasil.
  • Allan Carlos Pscheidt Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, Brasil.
  • Manuel Fabricio Alves de Andrade Núcleo de Estudos de Gêneros e Sexualidades (NUGE), Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU FIAM FAAM), São Paulo, Brasil
  • Daniel Manzoni de Almeida Univ Brest, Univ Rennes, CREAD, F-29200 Brest, France.

Palavras-chave:

ativismo LGBTQIA, epistemologias trans, estudos de gênero, pedagogias queer

Resumo

Neste artigo temos como objetivo discutir a produção de conhecimento de pessoas trans sobre políticas de gênero, sexualidades e direitos trans na sociedade brasileira. Por meio de entrevistas semiestruturadas conduzidas com dois pesquisadores, chamamos atenção para quais são as dificuldades e os desafios enfrentados pelos grupos sociais das pessoas entrevistadas, levando em conta as esferas social, cultural e jurídica. Concluímos este artigo com o entendimento de que a circulação das epistemologias de pessoas trans podem auxiliar na produção de conhecimentos sobre os temas de gênero e sexualidades, produzindo um arcabouço teórico que nos ajuda na qualificação do debate sobre direitos humanos no Brasil. 

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Publicado

31.07.2023

Como Citar

Rosa dos Santos Simão, E., Fernando Prado Uchôa, L., Motira, J., Roberto de Almeida , L., Carlos Pscheidt, A. ., Fabricio Alves de Andrade, M. ., & Manzoni de Almeida, D. (2023). O que as epistemologias trans nos ensinam sobre as políticas de gênero, sexualidades e direitos?. COR LGBTQIA+, 1(5), 144–160. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/605

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