Resistência e política

Quem são as pessoas LGBTI+ no Brasil?

Visualizações: 11

Autores

Palavras-chave:

LGBTI+, Movimento social, Corpo político, História do Brasil

Resumo

O corpo LGBTI+ é um corpo político: atravessa a história resistindo aos entraves impostos por uma sociedade cis-hétero-normativa. Fato é que na formação do Estado brasileiro a trajetória do ativismo LGBTI+ no Brasil, evidencia que a organização dessa comunidade, enquanto movimento social organizado, no país emerge da resistência em um período ditatorial e que, com a abertura do Estado brasileiro à Democracia, intensifica-se na luta por reconhecimento de direitos. Este trabalho discute, de forma crítica, conceitos que permeiam o corpus desta pesquisa, tais como: sexo, gênero, orientações sexuais, identidades e demais expressões de gênero e analisa a história do movimento LGBTI+ brasileiro a partir da articulação e reivindicações do movimento, fazendo uma análise até os primeiros anos do terceiro governo Lula (PT).

Biografia do Autor

Victor Leonardo Dias Oliveira, UniCatólica do Rio Grande do Norte

Graduado em Direito pela UniCatólica do Rio Grande do Norte. Pós-graduando em Direito Eleitoral pela UniCatólica do Rio Grande do Norte. Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito Constitucional e Direitos Humanos (GPEDCDH) da UniCatólica do RN. Pesquisador do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI), vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Monitor no Grupo de Estudos sobre Sistema Interamericano de Direitos Humanos (GESIDH).

Downloads

Publicado

31.01.2025

Como Citar

Dias Oliveira, V. L. (2025). Resistência e política: Quem são as pessoas LGBTI+ no Brasil?. COR LGBTQIA+, 2(8), 154–175. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/1683