AVALIAÇÃO TRIDIMENSIONAL DO MOVIMENTO
UMA FERRAMENTA PARA OS FISIOTERAPEUTAS
Visualizações: 209DOI:
https://doi.org/10.56579/prxis.v1i1.1228Palabras clave:
Avaliação Tridimensional, Diagnóstico, Fisioterapia, Reabilitação, TratamentoResumen
Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a avaliação tridimensional como uma ferramenta fundamental para fisioterapeutas e profissionais de reabilitação. A avaliação tridimensional proporciona uma análise detalhada da postura, movimento e alinhamento do corpo humano, permitindo diagnósticos precisos e personalização de intervenções terapêuticas. Exploraremos sua aplicabilidade em contextos clínicos, como pediatria e tratamento de disfunções musculoesqueléticas, destacando os benefícios dessa abordagem e as inovações tecnológicas que aprimoram sua utilização. Além disso, abordaremos a validação e confiabilidade dos métodos tridimensionais. Essa revisão visa aprofundar a compreensão do potencial da avaliação tridimensional para melhorar a qualidade de vida dos pacientes atendidos por profissionais da fisioterapia e reabilitação.
Citas
ADMIN. Análise de movimento 3D: Esporte e qualidade de vida. Disponível em: https://www.cardiosport.com.br/blog/analise-de-movimento-3d/. Acesso em: 2 nov. 2023.
ALFLEN, Rafael Augusto et al. Desenvolvimento de uma plataforma para auxílio na fisioterapia de pacientes com encefalopatia crônica não progressiva da infância–ECNPI. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 7, n. 15, p. 28-37, 2016.
ARAÚJO, Ana Gabriela de Figueiredo. Aplicação de um modelo cinemático tridimensional para predição de volume corrente em recém-nascidos: um estudo piloto. 2019. Dissertação de Mestrado. Brasil.
Avaliação 3D: Uma Ferramenta Poderosa para Potencializar seus Resultados - Instituto Avantgarde. Disponível em: https://institutoavantgarde.com.br/avaliacao-3d-uma-ferramenta-poderosa-para-potencializar-seus-resultados. Acesso em: 2 nov. 2023.
BASTIANEL, Laura. Validação e reprodutibilidade de um questionário que avalia percepção do paciente em relação ao tratamento conservador de fisioterapia específica para escoliose idiopática. 2021.
BRITO, Ana Paula Nunes Pereira et al. Métodos qualitativos e quantitativos de avaliação do alinhamento postural. Fisioterapia Brasil, v. 17, n. 3, p. 275-284, 2016.
CARNEIRO, Ana Paula Andrade Gomes Quixadá. Validação do software de análise do movimento CVMOB® para avaliação da marcha humana. 2015.
COSTA, Elcione Lisboa; SANTOS, Carla Chiste Tomazoli. Gameterapia na reabilitação de pacientes com paralisia cerebral. Revista Coleta Científica, v. 5, n. 10, p. 60-68, 2021.
DOMINGOS, Marlon David. Avaliação postural computadorizada utilizando o Kinect. 2014.
FERREIRA, Ana Luísa Rodrigues Claro. Descrição do Efeito de uma Intervenção de Fisioterapia com o Auxílio do Biofeedback Cinemático Tridimensional em Utentes com Disfunção no Ombro, na Dor, na Função e na Estabilidade Dinâmica. 2017. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde.
NASCIMENTO, Nathalya Ingrid Cardoso do et al. Dispositivo para avaliação postural em ambiente tridimensional. 2018.
PAIS, Juliana de Madureira. Avaliação da fiabilidade e qualidade metodológica dos testes clínicos da escápula: uma revisão bibliográfica. 2015.
RIBEIRO, Antonio Selio Oliveira. FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA: O uso da gameterapia na intervenção em crianças com paralisia cerebral. Revista Cathedral, v. 5, n. 2, p. 92-104, 2023.
SANT'ANA, Hugo Gustavo Franco et al. Modelo computacional baseado em conhecimento para avaliação postural tridimensional. 2017.
SEDREZ, Juliana Adami et al. Validação de um sistema de topografia para avaliação da coluna vertebral no plano sagital de crianças em diferentes perfis nutricionais. Fisioterapia e Pesquisa, v. 23, p. 163-171, 2016.
SOUZA, ANDRESA. Realidade virtual no tratamento fisioterapêutico de crianças com paralisia cerebral. 2022.
VELOSO, Eduardo Luiz Rezende. Foot posture index (fpi)-uma ferramenta para diagnóstico clínico para avaliação estática dos pés em ortostatismo: uma revisão sistemática. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 PRÁXIS EM SAÚDE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Práxis em Saúde adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.
Esta licença permite:
- Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e/ou adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material) para qualquer finalidade, inclusive fins comerciais.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que sejam respeitados os termos da licença, que são os seguintes:
- Atribuição: É necessário fornecer o crédito apropriado, incluir um link para a licença e indicar se foram realizadas modificações. Isso pode ser feito de diversas maneiras, sem, no entanto, insinuar que o licenciador (ou autor original) endossa o uso específico.
- Sem restrições adicionais: Não é permitido aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente os outros de fazerem algo permitido pela licença.