SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO

A RELAÇÃO ENTRE A CARGA ACADÊMICA E O ESTRESSE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/prxis.v2i1.1797

Palavras-chave:

Saúde Mental, Estudantes de Direito, Estresse, Bem-estar

Resumo

O artigo examina o impacto da carga acadêmica na saúde mental dos estudantes de Direito, com foco no estresse causado pelo volume de trabalho e pressão por desempenho. Utilizando uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa aplicou questionários a alunos de diferentes períodos para medir a intensidade da carga e os sintomas de estresse, como ansiedade, insônia e esgotamento emocional, em instituições de ensino superior da cidade de Mossoró/RN. Ainda, entrevistas individuais e em grupo permitiram que os alunos compartilhassem experiências pessoais, revelando os principais desafios enfrentados no cotidiano acadêmico e como estes afetam negativamente seu bem-estar. Os resultados indicam que muitos estudantes consideram a carga acadêmica pesada, com uma parcela significativa não buscando apoio psicológico. Ansiedade, sensação de angústia e tristeza e cansaço excessivo foram os sintomas mais citados.

Biografia do Autor

Anna Saleth de Aquino Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Membro do Laboratório de Métodos Quantitativos em Direito da UFERSA (MQD-Lab/UFERSA).

Júlia Vanessa Benigno de Moura, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Adailson Pinho de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor de Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Mestrando em Direito pela UFERSA. Especialista em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

13-01-2025

Como Citar

Medeiros, A. S. de A., Moura, J. V. B. de, & Araújo, A. P. de. (2025). SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO: A RELAÇÃO ENTRE A CARGA ACADÊMICA E O ESTRESSE. PRÁXIS EM SAÚDE , 2(1), 01–17. https://doi.org/10.56579/prxis.v2i1.1797

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