PAULO DE TARSO E A DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO CRISTÃ PRIMITIVA:

UMA PEDAGOGIA RELIGIOSA AOS NOVOS ADEPTOS

Visualizações: 127

Autores

  • Amanda Silva Rodrigues Universidade Estadual de Maringá, Brasil.
  • Márcia Elieder Bolonhez Meneguetti Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Palavras-chave:

Educação, Cristianismo Primitivo, Paulo de Tarso, Pedagogia Cristã

Resumo

Este artigo apresenta como objeto de análise uma breve investigação sobre a didática utilizada por Paulo de Tarso em seus ensinamentos cristãos proferidos no período do cristianismo primitivo a fim de captar novos seguidores de Jesus Cristo. O objetivo geral desta pesquisa é dialogar sobre a pedagogia religiosa de Paulo de Tarso na defesa da fé cristã. Como fonte primária utilizaremos a I e II Carta Paulo aos Coríntios, disponível na Bíblia de Jerusalém (2001) além de outras referências bibliográficas que oportunizaram fundamentação histórica e metodológica para essa pesquisa, citaremos aqui Roseli Gall do Amaral da Silva (2010) Maria de Lourdes Silva Barros Cavicchioli (2005), Giuseppe Barbaglio (1989), José Joaquim Pereira Melo (2003) dentre outros. Paulo de Tarso utilizou-se de suas viagens evangelizadoras e de seus escritos, hoje reconhecidos como epístolas, para disseminar suas instruções e esclarecimentos. O envio de cartas garantiu a manutenção dos ensinamentos de Paulo de Tarso perante as desavenças ocorridas nas comunidades cristãs emergentes. Tais ensinamentos eram lidos e repetidos cotidianamente entre os membros das comunidades e, dessa forma, mesmo ausente fisicamente, Paulo de Tarso fez-se presente nos ensinamentos de gerações de cristãos. Esta era uma maneira de educar comunidades, recentemente evangelizadas, prometendo-lhes uma nova vida em comunhão na terra e uma eternidade no céu com Deus.

Downloads

Publicado

2023-02-19

Como Citar

Silva Rodrigues, A. ., & Elieder Bolonhez Meneguetti, M. . (2023). PAULO DE TARSO E A DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO CRISTÃ PRIMITIVA: : UMA PEDAGOGIA RELIGIOSA AOS NOVOS ADEPTOS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 24–24. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/402