A ESCALADA NEOLIBERAL CONSERVADORA E O "NOVO" ENSINO MÉDIO

UMA ANÁLISE CURRICULAR COMPARADA

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Autores

  • Kleverson Willima FAMEESP
  • Lorrayne de Souza Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1126

Palavras-chave:

Contrarreforma do Ensino Médio, BNCC, Formação Geral Básica, Formação Humana Integral

Resumo

Desde a implementação da Contrarreforma do Ensino Médio, muita coisa mudou no campo da educação. Em vista disso, este trabalho objetivou fazer uma análise curricular comparada, entre os currículos da SEEDUC-RJ, do CPII e do IFF. O intuito é observar as semelhanças e as diferenças curriculares presentes nos documentos a serem analisados, sob o recorte da Formação Geral Básica, a fim de verificar as possíveis perdas causadas pela reorganização curricular gerada pela Contrarreforma e pela BNCC. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfico-documental, de cunho qualitativo, partindo de um estudo de caso. Os resultados encontrados mostram uma redução massiva na carga horária da formação básica, com evidentes consequências negativas para a formação das juventudes, principalmente no que tange à formação humana integral e crítica dos indivíduos.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Willima, K., & de Souza, L. (2024). A ESCALADA NEOLIBERAL CONSERVADORA E O "NOVO" ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CURRICULAR COMPARADA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1126