DEPENDÊNCIA EDUCACIONAL

UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DA TEORIA MARXISTA DA DEPENDÊNCIA

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Autores

  • Matheus Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alice de Souza Colégio Pedro II
  • Anne Caroline Marinha Colégio Pedro II
  • Isabelle Batista Colégio Pedro II
  • Maria Chrispim Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1120

Palavras-chave:

Dependência educacional, Conservadorismo, Capitalismo Dependente

Resumo

Este estudo almeja investigar a relação entre a nossa condição educacional, em um país capitalismo dependente, e o conservadorismo que torna ganhar força em nossa sociedade. Para tanto, realizamos uma análise da realidade educacional brasileira a partir da Teoria Marxista da Dependência, além de uma revisão bibliográfica acerca dos limites, contradições e potencial do papel e das condições que a educação possui no Brasil. Com base na categoria de “dependência educacional”, entendemos que na medida que a educação deve garantir as condições de reprodução de uma estrutura social bastante desigual, miserável, cujas requisições em termos de domínio técnico-científico por parte da classe trabalhadora são mínimas, junto com a necessidade de um ostensivo controle ideológico a fim de minimizar qualquer elemento crítico/contestatório, a educação torna-se instrumento fundamental da difusão do ideário conservador da burguesia brasileira, e a sua solução passa necessariamente por uma ruptura com o próprio capitalismo, rumo ao socialismo.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Castro, M., de Souza, A., Marinha, A. C., Batista, I., & Chrispim, M. (2024). DEPENDÊNCIA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONSERVADORISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL A PARTIR DA TEORIA MARXISTA DA DEPENDÊNCIA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–05. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1120