Quando a arte expressa vivências

Ponderações sobre a transexualidade feminina a partir do filme “a garota dinamarquesa”

Visualizações: 208

Autores

Palavras-chave:

Identidade de gênero, transgênero, transexualidade feminina

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a reflexão da transexualidade feminina a partir da história de Lili Elbe, retratada no filme “A Garota Dinamarquesa”. Partindo de ponderações sobre sexualidade, gênero e identidade de gênero, culminando com questões relativas a transexualidade, entre elas a possibilidade de alterar seu prenome e seu gênero no registro civil, bastando apenas a manifestação de sua vontade, sem a necessidade, portanto, de se submeter a procedimento cirúrgico. Os filmes por sua vez surgem como uma ferramenta importante ao abordar temas sensíveis à sociedade, e, no caso específico, a transexualidade feminina, que embora não seja nenhuma novidade na história da humanidade, vem buscando garantir a tutela de seus direitos humanos fundamentais diante de um Estado que não dispõe de legislações para as minorias sexuais. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, a partir do método dedutivo de abordagem, o qual se inicia pela acepção de conceitos genéricos até sua particularização.

Biografia do Autor

Gleisson Roger de Paula Coêlho, UFMT

Advogado e Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso na linha de pesquisa Sociabilidades, Identidades e Subjetividades.

Elizete da Rocha Vieira de Barros, UFMS

Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Downloads

Publicado

31.07.2023

Como Citar

Coêlho, G. R. de P., & Barros, E. da R. V. de. (2023). Quando a arte expressa vivências: Ponderações sobre a transexualidade feminina a partir do filme “a garota dinamarquesa”. COR LGBTQIA+, 1(5), 40–52. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/669

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.