“AJOELHA E CHORA”

A SUBALTERNIZAÇÃO DA FIGURA FEMININA E AS REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO MACHISTA NA MÚSICA GAÚCHA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.823

Palavras-chave:

Música, Feminismo; Mulheres; Violência.

Resumo

Mesmo diante dos avanços sociais e jurídicos, ainda se vive sob domínio patriarcal. Nesse sentido, a partir de uma análise da música “ajoelha e chora”, da Banda gaúcha Tchê Garotos, busca-se verificar como fatores culturais e históricos influenciam na construção identitária das mulheres em torno de elementos que permitem a exposição dos corpos femininos a todos os tipos de violência, dentre as quais a objetificação. Metodologicamente opera-se nas premissas da dialética ancorada em estudos bibliográficos. Nesse contexto, essa pesquisa está focada na análise do lugar simbólico ocupado pelas mulheres na cultura gaúcha, a partir de um dos seus mais importantes meios de afirmação e divulgação, que é a música regional. Para tanto, parte-se de uma análise sobre o próprio papel da música como instrumento de manifestação, criação e afirmação de valores culturais. Os resultados apontam para a manutenção, no âmbito das expressões culturais, especialmente a música, de elementos associados ao machismo, a objetificação e desumanização das mulheres, além, fatores incompatíveis com uma sociedade democrática, plural e igualitária.

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Biografia do Autor

Fagner Fernandes Stasiaki, Universidade Federal da Fronteira Sul

Aluno do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Erik Luís Sott de Santis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Graduando em Literatura, Artes e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC). Licenciado em Letras: Português e Espanhol - pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS. 

Ivann Carlos Lago, Universidade Federal da Fronteira Sul

Sociólogo, Mestre e Doutor em Sociologia Política. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS).

Referências

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Stasiaki, F. F., Santis, E. L. S. de, & Lago, I. C. (2023). “AJOELHA E CHORA”: A SUBALTERNIZAÇÃO DA FIGURA FEMININA E AS REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO MACHISTA NA MÚSICA GAÚCHA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(5), 69–80. https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.823

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