POLÍTICAS PÚBLICAS DE RAÇA E GÊNERO CONSIDERANDO A SÍNDROME DE BURNOUT NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/prxis.v2i1.1801

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Trabalho Docente, Síndrome de Burnout, Raça, Gênero

Resumo

Partindo do entendimento de que os docentes da educação básica estão cada vez mais sobrecarregados em função de suas atividades laborais, este trabalho objetiva analisar a relação entre as variáveis de raça e gênero e a Síndrome de Burnout em professores da educação básica da rede pública. O trabalho de autores como Crenshaw (2002) e Maslach (2001) foram utilizados para entender melhor os conceitos pertinentes à pesquisa. Este trabalho tem abordagem qualitativa descritiva, possibilitando (a partir de um levantamento bibliográfico) evidenciar a relação entre as variáveis de raça e gênero com o esgotamento profissional docente, que ainda se configura enquanto um problema relevante no dia a dia dos docentes da educação básica.

Biografia do Autor

Raimundo Ronierio Ferreira de Andrade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 

Antonio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor e Pós-doutor. Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

Andrade, R. R. F. de, & Xavier, A. R. (2025). POLÍTICAS PÚBLICAS DE RAÇA E GÊNERO CONSIDERANDO A SÍNDROME DE BURNOUT NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PRÁXIS EM SAÚDE , 2(1), 01–12. https://doi.org/10.56579/prxis.v2i1.1801

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