PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA, SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL: UM ESTUDO DA REALIDADE DA CIDADE BAYEUX-PB

Visualizações: 57

Autores

Palavras-chave:

Saúde; População em situação de rua; Assistência Social.

Resumo

Este artigo apresenta uma breve análise sobre o que é o Centro de Referência Especializado Para População de Rua – CENTRO POP e os estigmas sociais lançados sobre essa população, esse artigo buscou analisar a relação das pessoas em situação de rua e saúde. Considerando o conceito ampliado de saúde e os seus fatores determinantes e condicionantes que são reafirmados nos marcos legais. Como resultado, a pesquisa aconteceu no CENTRO POP do município da cidade Bayeux-PB que é um mecanismo da proteção social de média complexidade oferecido pela Política de Assistência Social com o objetivo de historicizar e relacionar as ações da Política de Saúde e da Política de Assistência Social e evidenciar de maneira crítica as dificuldades enfrentadas por aqueles que usam as ruas como espaço de sobrevivência. Como metodologia foi utilizada como base a pesquisa bibliográfica, apoiada na abordagem qualitativa.

 

 

Biografia do Autor

Emmanuel Barbosa do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Assistente Social formado em Serviço Social, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Jhon Lenon Jardim da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Assistente Social formado em Serviço Social, pela Universidade Paulista (UNIP). Mestrando em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (PPGSS-UFT). Bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

2023-09-03

Como Citar

Barbosa do Nascimento, E., & Jhon Lenon Jardim da Silva. (2023). PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA, SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL: UM ESTUDO DA REALIDADE DA CIDADE BAYEUX-PB. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 1(1), 35–47. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisdoseminarioeducacaodiversid/article/view/630