ESTÁGIO SUPERVISIONADO

UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS.

Autores

Palavras-chave:

estágio supervisionado, Formação Docente, prática pedagógica, Relato de experiência

Resumo

Este relato apresenta a experiência do Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UFPA – Campus de Cametá, realizado entre fevereiro e abril de 2025 na Escola Municipal General Osório. O estágio teve como objetivo refletir sobre sua contribuição para a formação docente, por meio da prática no ensino de Ciências com turmas do 8º ano e da EJA. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, fundamentada na vivência em sala de aula, com observações sistemáticas e registro das práticas desenvolvidas. A metodologia envolveu observação e regência de aulas com uso de slides e resumos visuais, abordando temas de saúde e sexualidade. A prática evidenciou maior engajamento da EJA em contraste com a desatenção do 8º ano, revelando a prevalência de métodos tradicionais e a necessidade de abordagens mais ativas e contextualizadas. A experiência destacou a importância da escuta, da gestão de sala e da avaliação formativa, contribuindo para o desenvolvimento de competências docentes e o fortalecimento da identidade profissional voltada a uma educação crítica e transformadora.

Downloads

Publicado

2025-05-17