A RELEVÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Abordagem pedagógica, Aprendizagem significativa, Desenvolvimento infantilResumo
A principal finalidade da Educação Infantil é promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, abrangendo suas dimensões física, psicológica, intelectual e social. Nesse sentido, a abordagem lúdica se destaca como uma ferramenta pedagógica valiosa, pois, ao possibilitar experiências de aprendizado através do brincar, contribui para a construção de conhecimento e o desenvolvimento das diversas facetas da criança. O objetivo deste estudo foi investigar de que maneira as atividades lúdicas podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, focando na integração dessas práticas ao planejamento pedagógico. A relevância desta pesquisa está na necessidade de compreender como as atividades lúdicas podem ser aplicadas de forma mais eficaz nas escolas, aprimorando o processo de aprendizagem. Os resultados dessa pesquisa visam fornecer orientações importantes para educadores e gestores, auxiliando no desenvolvimento de práticas mais eficientes e inclusivas, que proporcionem um ambiente educacional dinâmico e significativo para as crianças. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, fundamentada em autores como Piaget (1976), Vygotsky (1998), Mello (2013), Montessori (2006), além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). Os resultados mostraram que o lúdico vai além do simples brincar, sendo essencial para o desenvolvimento psicofisiológico e comportamental das crianças. Observou-se que a implementação de atividades lúdicas no ambiente escolar não apenas aumenta o engajamento das crianças, mas também facilita a compreensão de conceitos complexos, contribui para a resolução de problemas e estimula o desenvolvimento integral. As conclusões indicam que, ao integrar estrategicamente o lúdico ao planejamento pedagógico, é possível criar um ambiente educativo mais dinâmico e inclusivo, essencial para práticas pedagógicas eficazes que atendam às necessidades de cada aluno e promovam um aprendizado significativo.