DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA GARANTIR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL JUSTA E ACESSÍVEL

Autores

  • Luzia Rodrigues de Macedo IF Sertão Pernambucano
  • LUANA DE SOUSA LIMA

Palavras-chave:

Acessibilidade educacional, Barreiras à inclusão, Práticas pedagógicas

Resumo

No Brasil, a legislação garante o direito à educação para todos, incluindo estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, assegurando-lhes o direito de frequentar escolas regulares. No entanto, ainda há desafios para garantir sua plena participação nas atividades escolares e o aprendizado significativo. Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades e possibilidades para a inclusão efetiva desses estudantes na escola regular, enfatizando a importância da adaptação das práticas pedagógicas. Sua relevância reside na contribuição para a compreensão dos obstáculos enfrentados e na apresentação de sugestões para aprimorar as práticas educacionais, promovendo um ambiente mais inclusivo e equitativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise da legislação sobre educação inclusiva. Foram consultados autores como Mantoan (2003), Luckesi (2011) e Vygotsky (1998), cujas reflexões possibilitam uma compreensão ampla dos desafios e práticas inclusivas. Os resultados indicam que, apesar das garantias legais, persistem barreiras como a formação insuficiente dos professores, a escassez de recursos pedagógicos adequados e a resistência à adaptação das práticas escolares. Para que a inclusão seja efetiva, é essencial transformar as abordagens pedagógicas, incorporando estratégias diferenciadas e apoio especializado, além de promover a formação contínua dos educadores e a adaptação curricular. O estudo conclui que há uma necessidade urgente de criar um ambiente escolar acessível e justo, que respeite a diversidade dos alunos e assegure seu direito à educação de qualidade.

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Publicado

2025-05-20