EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

DESAFIOS, LEGISLAÇÕES E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS.

Autores

  • Luzia Rodrigues de Macedo IF Sertão Pernambucano
  • LUANA DE SOUSA LIMA

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, práticas pedagógicas, Educação Inclusiva; práticas pedagógicas; aprendizagem efetiva.

Resumo

A Constituição Federal de 1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garantem a educação inclusiva, mas, segundo dados do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023), essa inclusão ainda não ocorre plenamente. O objetivo deste estudo é analisar os desafios para a efetivação da educação inclusiva no Brasil, considerando as garantias legais e a necessidade de práticas pedagógicas que promovam o acesso, a permanência e a aprendizagem de estudantes com deficiência em escolas regulares. A educação inclusiva de qualidade é essencial para a formação de cidadãos preparados para exercer a cidadania e atuar no mercado de trabalho. A pesquisa foi baseada em obras de autores como Mantoan (2006), Ghiraldelli (2014), Vygotsky (1978), além do filme *Hoje Quero Voltar Sozinho* (2014) e dados estatísticos do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023). O estudo destaca que a inclusão exige uma reorganização das práticas pedagógicas e a preparação das escolas para atender a todos os alunos, enfatizando a importância de ações que garantam o acesso, a permanência e o aprendizado, fundamentais para a formação cidadã e profissional dos estudantes.

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Publicado

2025-05-20