A GAMIFICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA.

Autores

  • Ana Paula Silva Instituto Federal de Alagoas- IFAL / Campus Piranhas.
  • Jorge da Conceição dos Santos
  • Eli da Silva Alves
  • Izabel Cristina Barbosa de Oliveira UNINTER, Curitiba, ´Paraná´.
  • Felipe Alexandre Medeiros de Freitas

Palavras-chave:

Ensino de física, gamificação, aprendizagem

Resumo

A tecnologia digital se faz cada vez mais presente em nossa vida diária, tornando-se algo tão natural nosso cotidiano. Com o foco em buscar metodologias que sejam capazes de desenvolver e aprimorar métodos de ensino, a gamificação emerge como uma alternativa para o processo de ensino aprendizagem em diversas áreas, desde as ciências humanas até as ciências exatas. Neste contexto, a gamificação apresenta elementos capazes de tornar a educação mais ativa e motivadora para os alunos, de maneira que as aulas tenham objetividade nos conteúdos trabalhados, foco nos discentes e uma maior interação entre aluno e professor. Dessa maneira, o presente artigo tem como objetivo: perceber como o uso da gamificação na educação pode tornar-se uma metodologia capaz de melhorar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de física, além de promover/instigar o conhecimento e motivar os discentes. Esta pesquisa tem um caráter qualitativo e exploratório. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática abordada a partir de artigos científicos, teses e dissertações.

Downloads

Publicado

2024-08-22