PADLET

ELUCUBRAÇÕES ACERCA DAS POTENCIALIDADES DESTE RECURSO DIGITAL NA PRÁXIS DOCENTE

Autores

  • Izabel Cristina Barbosa de Oliveira IFAL - Piranhas

Palavras-chave:

prática transgressora, recurso tecnológico digital, letramento digital docente, letramento digital discente

Resumo

O Padlet é um aplicativo da internet no qual se pode criar hiperdocumentos a partir de blocos de conteúdo em conjunto com texto, arquivos de áudio, imagens, vídeos e outras mais hiperligações, habilitado a construir murais interativos e colaborativos. Se as ferramentas digitais forem utilizadas de maneira correta será de grande valia para auxiliar no processo educativo e bem mais que isso, possibilitará obter resultados positivos dentro de todo o ambiente escolar. Para tanto, a mediação docente e seu letramento digital são aspectos indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho dos estudantes, a fim de que esta ferramenta seja explorada em todas as suas potencialidades. Os recursos tecnológicos digitais ainda aparecem timidamente em diversas instituições de ensino, sendo decorrência de diversos fatores, como questões de infraestrutura e até mesmo falta de preparo dos professores, sendo esse um fator agregador para essa ausência das tecnologias no espaço escolar. Nesta perspectiva, é chegado o momento em que nós, profissionais da educação, tenhamos o conhecimento e a informação de como operam nossas matérias-primas, é necessário enfrentar os desafios oriundos das novas tecnologias e conhecer profundamente suas vantagens e desvantagens, seus riscos e possibilidades. Desta maneira, os objetivos deste trabalho foram: perceber as funcionalidades do padlet como recurso pedagógico digital; refletir sobre a importância do letramento digital docente; verificar como a utilização do padlet corrobora no letramento digital do aprendiz.

Downloads

Publicado

2024-09-04