O USO DE SIMULADORES COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Palavras-chave:
Ensino de Física, recurso tecnológico digital, simuladoresResumo
O uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCI) tem se tornado ferramentas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula, entre elas estão os simuladores. Com seu avanço no meio social, esses recursos vêm se tornando cada vez mais indispensáveis, levando em conta que os estudantes contemporâneos são nativos digitais, ou seja, estudantes que nasceram depois de 1990, tendo em seu cotidiano a presença de tecnologias digitais integrando seu modo de vida. O ensino contemporâneo de física enfrenta desafios, muitos alunos o veem como difícil ou chato. Muitos só têm experiência com aulas tradicionais, onde o foco é memorizar fórmulas e definições para provas, esquecendo logo em seguida. Assim, abandonar o ensino centrado no professor em favor do aluno deve ser o objetivo principal na prática docente atual. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns simuladores disponíveis na internet que podem ser utilizados como recurso didático, a fim de potencializar o processo de ensino-aprendizagem da física no ensino médio. Na metodologia, foi efetuada uma revisão bibliográfica referente à temática abordada. Trata-se de um trabalho qualitativo buscando discutir a efetividade no ensino de física com o uso de simuladores. Foram selecionados três simuladores com diversos conteúdos na área da física: Physics Education Technology (PhET), Vascak e oPhysics: Interactive Physics Simulations.