FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA REDE REGULAR DE ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Autismo, Formação de Professores, Educação Inclusiva

Resumo

A inclusão escolar está intrinsecamente vinculada ao direito da pessoa com deficiência de frequentar a escola, preferencialmente na rede regular de ensino, e receber atendimento adequado para possibilitar um desenvolvimento efetivo em seu processo de aprendizagem. Neste contexto, é imperativo que os alunos com TEA tenham professores devidamente capacitados para lidar com os desafios presentes na educação inclusiva. A formação inicial e continuada desses profissionais desempenha papel crucial na criação de um ambiente escolar inclusivo. Este estudo tem como objetivo analisar a importância da formação inicial e continuada de professores da sala de aula regular para o processo de inclusão escolar de alunos com TEA. Utiliza uma abordagem qualitativa, com enfoque bibliográfico, utilizando a própria bibliografia como fonte de dados. Desta forma, compreende-se a significativa relevância da formação dos professores para a implementação de práticas inclusivas, viabilizando uma inclusão escolar mais concreta dos alunos com TEA.

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Publicado

2024-09-04