A PRÁTICA DO BALLET COMO INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

Visualizações: 145

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/prxis.v2i1.1304

Palavras-chave:

Ballet Clássico, Prevenção, Quedas, Saúde

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância do ballet clássico como qualidade de vida ao público idoso para diminuir riscos de quedas, visando saúde física, mental e cognitiva. O objetivo específico é aplicar exercícios de propriocepção correlacionados com movimentos do ballet, selecionar ações específicas para fortalecer músculos do quadril e membros inferiores e por último avaliar o impacto do uso do ballet no processo do envelhecimento. A metodologia trata-se de uma pesquisa do tipo participativa de caráter qualitativo, na qual será usado um questionário avaliativo para a captação de dados. Foram usadas as bases de dados BVS, SCIELO E PUBMED para busca de materiais que reforcem este estudo. Serão utilizadas 4 mulheres de 60 anos. A aplicação dos questionários e da prática da dança no espaço cedido pela instituição religiosa “Na videira” através do projeto “seja luz” em São josé dos Campos, percebeu a necessidade de inserir uma atividade física para a comunidade Joseense. A coleta dos dados por questionário e registro histórico de quedas, no processo de levantamento bibliográfico obteve dificuldades. Conclui a potência que as aulas de ballet podem dar às alunas idosas, sensação de bem estar, vitalidade e socialização.

Biografia do Autor

Marilya Cleia Fonseca Miranda Ramos, Universidade Paulista

Universidade Paulista, Belém, Pará, Brasil.

Suzelanny da Silva Rosa Hackenhaar, Universidade Anhembi Morumbi

Universidade Anhembi Morumbi, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Referências

BANKOFF, Antonia. Equilíbrio corporal, postura, corporal no processo de envelhecimento e medidas de prevenção através do exercício físico: uma revisão. Revista Saúde e Meio Ambiente – RESMA, Três Lagoas, v. 9, n.2, p. 17-33, ago.-dez. 2019.

BEZERRIL, Nicolly. A influência do sistema vestibular na manutenção do equilíbrio Corporal. Universidade federal da Paraíba. p. 8.

CANCELA, Diana. O processo de envelhecimento. Portugal. 2007. p.15

FERREIRA, R. M.; ALMEIDA, K. C. M. DE; REIS FILHO, A. D. DOS; SERAFIM, M. L.; FETT, C. A.; FETT, W. C. R. Balé adaptado: efeitos sobre as aptidões fí¬sica em idosas. RBPFEX - Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 3, n. 14, 28 dez. 2011.

LUIZ DE MARCHI NETTO, F. Aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento humano e suas implicações na saúde do idoso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 75–84, 2006. DOI: 10.5216/rpp. v7i1.67.

PEREIRA, S. R. M. BUKSMAN, S. PERRACINI, M. Py, L. BARRETO, K. M. L. LEITE, V. M. M.z Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 13, n. 1. 2010.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico.23a ed. revista e atualizada.São Paulo, SP.2007.

SOUZA. Bárbara. A influência do Ballet Clássico na postura do indivíduo idoso. Manaus. 2019. p. 55.

Downloads

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Ramos, M. C. F. M., & Hackenhaar, S. da S. R. (2024). A PRÁTICA DO BALLET COMO INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS. PRÁXIS EM SAÚDE , 2(1), 01–07. https://doi.org/10.56579/prxis.v2i1.1304

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.