A IMPORTÂNCIA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO MATEUS – ES

Visualizações: 114

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/prxis.v1i1.1201

Palabras clave:

Mais Educação, Escolas Municipais, Município de São Mateus, Educação

Resumen

O Programa Mais Educação, lançado pelo Governo Federal brasileiro em 2008, visa ampliar a jornada escolar na educação básica através de atividades complementares no contra turno escolar. Focado em São Mateus, Espírito Santo, este estudo investiga a importância e o impacto do programa nas escolas municipais. Ao promover a integração de diversas áreas, como saúde, cultura e esporte, com o ambiente educacional, o programa busca não apenas melhorar a qualidade da educação, mas também fortalecer os laços entre a comunidade escolar e os órgãos governamentais. Através de uma metodologia que combina revisões bibliográficas e análises documentais com pesquisa de campo, o estudo busca compreender como o Programa Mais Educação contribui para a formação integral dos alunos, enfatizando a educação como um processo que transcende o currículo básico e incorpora uma visão mais ampla que engloba o desenvolvimento humano em seu contexto social e cultural.

Biografía del autor/a

Frank Cardoso, Centro Universitário Vale do Cricaré

icenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, pós graduado em Ciências Pedagógicas do Esporte, Gestão Públicas de Cidades e Docência do Ensino Superior. Atualmente é professor do CENTRO UNIVERSITÁRIOVALE DO CRICARÉ - SAO MATEUS no curso de Graduação em Licenciatura/Bacharel da Educação Física, Bacharel em Fisioterapia, Pedagogia e História.. Atuou como coordenador dos Projetos Sociais, PAIES - Programa de Ações Integradas Esportivas da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e CEPAF - Centro de Promoção de Atividade Física da Secretaria Municipal de Saúde. Atuou como Subsecretário Municipal de Lazer e Juventude de 2013 a 2015 e Secretário Municipal de Lazer e Juventude em 2016. Professor Mestre Efetiuvo Na Prefeitura de São Mateus, atualmente trabalhando na Secretaria Municipal De São Mateus ES. Membro e Conselheiro do Conselho Regional De Educação Física - CREF 22 ES.

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Augusto Motta | Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Ciências da Reabilitação - Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro/RJ. Doutorando em Educação- Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro/RJ.

Citas

A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo testamento (Tradução de João Ferreira de Almeida), 2º Edição revista e atualizada. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993. 1262p.

BICKEL, E. A.; MARQUES, M. G.; SANTOS, G. A. Esporte e sociedade: a construção de valores na prática esportiva em projetos sociais. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 17, nº 171, agosto de 2012. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd171/esporte-e-sociedade-a-construcao-devalores.htm. Acesso em 19 de dez. 2015.

BRASIL. Senado Federal. Constituição Federal. Brasília, DF. 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Rede de saberes mais educação: pressupostos para projetos pedagógicos de educação integral: caderno para professores e diretores de escola. 1. ed. Brasília, DF: MEC, 2008a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Basica, Diretoria de Curriculos e Educação Integral. Manual Operacional de Educação Integral. 1. ed. Brasília, DF: MEC, 2014a.

BRASIL. Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Dinheiro Direto na Escola, DF: MEC, 2009a.

BRASIL. SÉRIE MAIS EDUCAÇÃO. Texto Referência para Debate Nacional. Ministério da Educação, Brasília, 2009.

BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre. Magister. 1997. 122p.

GOHN, M. G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009. Disponível em: http://metaavaliacao.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1pdf. Acesso em: 19 de Dez. 2015.

HOLANDA, Aurelio Buarque. Míni Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. SP, São Paulo. Brasil. 8ª Ed. - Nova Ortografia. Positivo Editora, 2010.

HOLANDA, Aurelio Buarque. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Conselho Deliberativo. Resolução Nº 38, de 19 de agosto de 2008.

HOLANDA, Aurelio Buarque. Manual de Educação Integral para Obtensão de Apoio Financeiro través do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Brasília, 2009.

Prefeitura Municipal de São Mateus. Secretaria Municipal de Educação. Acesso 08 Mai. 2016.

Prefeitura Municipal de São Mateus. Secretaria Municipal de Educação, Plano Municipal de Educação 2015-2025. São Mateus, ES: 27 de maio de 2015a.

Prefeitura Municipal de São Mateus. Secretaria Municipal de Educação, Plano de Atendimento Geral Consolidado. Acesso em 15 de Mar. 2016.

Prefeitura Municipal de São Mateus. Secretaria Municipal de Educação, Programa Mais Educação. Acesso em 28 de Mar. 2016.

SÉRIE MAIS EDUCAÇÃO. Texto Referência para Debate Nacional. Ministério da Educação, Brasília, 2009.

ZALUAR, Alba. Cidadãos não vão ao paraíso. São Paulo: Editora Escuta; Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

Publicado

2024-03-17

Cómo citar

Cardoso, F., & Freitas, V. da S. (2024). A IMPORTÂNCIA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO MATEUS – ES. PRÁXIS EM SAÚDE , 1(1), 01–10. https://doi.org/10.56579/prxis.v1i1.1201

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a