Sobre a Revista
O Seminário Internacional de História e Educação surge como uma possibilidade para debater perspectivas sobre o saber historiográfico, o campo da educação e os desafios da docência na atualidade. A proposta nasce da indagação: como pensar o diálogo inter-trans-multidisciplinar entre história, educação e docência no atual contexto?
É preciso considerar que o mundo modificou as suas relações, formas de ensinar e aprender, pesquisar e dialogar com a pandemia da Sarv-Cov-2, que nos assola desde do final de 2019, e restringiu encontros, atividades presenciais, pesquisas e o ensino presencial como estávamos acostumados. Foi preciso readequar nosso trabalho, nossos estudos e pesquisas e somado a isso, enfrentamos uma grave crise política, econômica, social e sanitária no Brasil.
Por outro lado, a pandemia potencializou a ampliação das redes de contatos, de participação em eventos, diálogos interinstitucionais, palestras, minicursos, aulas, formas de ensinar e aprender, formas de nos aproximarmos e, sobretudo, nos deixou inquietos sobre o futuro em diversos aspectos. Uma vez que, muitas das nossas “adaptações” apresentarão seus reflexos a longo prazo.
Nesse sentido, o Seminário Internacional de História e Educação estrutura-se em uma reunião de pesquisadores e pesquisadoras para compartilhar pesquisas, debater, trocar experiências e, especialmente, dialogar sobre os desafios para as próximas décadas na produção do conhecimento no campo educacional e historiográfico com diálogos com as diversas áreas do conhecimento.
Permitindo o intercâmbio de diferentes pesquisadores (as), estabelecendo o aprofundamento das temáticas de estudos e trocas de experiências, metodológicas e teóricas utilizadas, de forma a enriquecer e criar novas possibilidades de pesquisas.
Edição Atual
O III Seminário Internacional de História e Educação: Democracia e Cidadania em Tempos de Neoconservadorismo aconteceU entre os dias 13 e 16 de junho de 2023, em formato remoto. A terceira edição do seminário é organizada pelo Centro de Estudos Interdisciplinares com o apoio da Associação de Pós-graduandos em História da Universidade de Passo Fundo.
O evento teve como objetivo central debater os desafios da produção do conhecimento em Educação e História com o avanço do neoconservadorismo. Sendo assim, ao longo dos três dias o evento se propõe a realizar apresentações de trabalhos, minicursos, palestras e mesas de debate que a centralidade fosse pensar novas possibilidades para o fortalecimento da democracia, da cidadania, da ciência e da instituição escolar no atual contexto. Permitindo assim, o intercâmbio de diferentes pesquisadores (as), estabelecendo o aprofundamento das temáticas de estudos e trocas de experiências, metodológicas e teóricas utilizadas, de forma a enriquecer e criar novas possibilidades de pesquisas.
Com alegria compartilhamos agora os anais com fruto com os resumos apresentados no evento. Destaca-se que os trabalhos completos de alguns textos foram publicados nas revistas parceiras do evento e, portanto, existe um link na sua descrição para acesso.
Desejamos a todos, todas e todes, uma boa leitura!
Expediente
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