CINEMA NA EDUCAÇÃO

PROPOSIÇÕES PARA UM CONCEITO DE LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO E LETRAMENTO FÍLMICO

Autores

  • Wandernilton Rodrigues da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Milene Silva Rosa Pereira Silva Rosa Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG https://orcid.org/0009-0000-7745-325X

Palavras-chave:

filme, ensino, levantamento

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa mais ampla ainda em construção. Para esta investigação, buscou-se analisar teses e dissertações que estão disponíveis no Catálogo da CAPES e que trazem em seus arcabouços discussões sobre a diferenciação e a aproximação entre o conceito de letramento cinematográfico e letramento fílmico. Com um recorte temporal de 2016 a 2020, foram encontrados um total de dezoito textos, porém para esta averiguação, apenas três textos entraram para análise, por serem eles os que mais se adequaram aos objetivos desta pesquisa. A problemática deste estudo foi: quais textos adentram no conceito de letramento cinematográfico e letramento fílmico e, de fato, trazem discussão sobre esse tipo de letramento? A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa e qualitativa. Como resultado inicial, percebe-se que não há uma exploração robusta sobre o conceito de letramento cinematográfico e letramento fílmico, nem mesmo uma diferenciação de um para outro. Outro ponto percebido foi que nos textos encontrados, os autores ao tratarem sobre as questões do letramento na esfera fílmica usam outros termos, como letramento audiovisual, letramento de filmes e letramento visual, ou seja, o termo letramento cinematográfico ou fílmico, por assim dizer, é um termo novo e ainda a ser explorado.

Biografia do Autor

Milene Silva Rosa Pereira Silva Rosa Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação.

Graduada em Pedagogia, ambos pela UEMG. 

Downloads

Publicado

2025-05-18