PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Práticas Experimentais, Currículo de Ciências da Natureza, Metodologia de Ensino de Ciências, Didática das CiênciasResumo
A formação do pensamento científico perpassa pela reflexão-ação de conteúdos curriculares, os quais ganham maior sentido quanto aplicados à contextos reais ou a cenários investigativos por meio de práticas Experimentais. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, do tipo exploratória, bibliográfica e documental (Gil, 2022) com o objetivo de investigar as potencialidades pedagógicas da componente curricular Práticas Experimentais em Ciências da Natureza no que tange a formação do pensamento científico em Ciências da Natureza. Foram analisadas as orientações curriculares presentes nos documentos oficiais propostos pela Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, assim como evidências acadêmicas veiculadas pela literatura científica. Os resultados apontam para contribuições potentes e significativas das práticas experimentais no ensino de Ciências da Natureza ao oportunizar o desenvolvimento e a consolidação das aprendizagens por meio da compreensão e aplicação do conhecimento científico em situações prático-experimentais, o desenvolvimento do espírito investigativo-científico crítico e o engajamento e desenvolvimento da proatividade e corresponsabilidade no cuidado individual e coletivo e para com o meio ambiente.