AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO BARREIRAS
POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS
Palavras-chave:
Espaços Não-Formais, Aula de Campo, Ensino de Geociências, Metodologias Ativas, Formação BarreirasResumo
Os espaços não-formais configuram excelentes cenários para o desenvolvimento de práticas pedagógicas ativas, como as aulas de campo. Considerando as belezas do litoral sul capixaba, a Formação Barreiras de Marataízes, notadamente representada pelas falésias, constitui um ecossistema costeiro propício para o desenvolvimento de práticas investigativas e experimentais, as quais que podem contextualizar a aprendizagem de conteúdos geocientíficos. Assim, a partir de uma pesquisa de natureza aplicada, de objetivo exploratório e procedimento bibliográfico, ancorada nos pressupostos de Gil (2022), objetiva-se investigar as potencialidades pedagógicas das falésias de Marataízes para o estudo de Tópicos em Geociências sob perspectiva da educação não-formal. Os dados produzidos foram abordados qualitativamente e discutidos sob a perspectiva da análise temática. Os resultados obtidos indicam potentes contribuições pedagógicas para o estudo de Tópicos de Geociências, sobretudo quando da articulação dos conteúdos curriculares das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e com a Geografia na Educação Básica. Acrescenta-se que as aulas de campo podem ampliar a compreensão dos estudantes sobre processos geológicos, geomorfológicos, ecológicos e sustentabilidade que ocorrem nesse ambiente natural, favorecendo a contextualização dos conteúdos geocientíficos e despertando o protagonismo e o pensamento crítico por meio da observação direta e da investigação in loco.