O RACISMO ESTRUTURAL EM “O AVESSO DA PELE”
UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Racismo estrutural, Letramento Literário, Ensino Médio, O Avesso da Pele, Literatura afro-brasileiraResumo
A Lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas, mas sua aplicação ainda enfrenta desafios, sobretudo devido ao racismo estrutural presente na sociedade e nas instituições de ensino. Este estudo propõe uma abordagem pedagógica para a leitura do romance O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, com alunos do 2º ano do ensino médio, buscando fomentar reflexões sobre identidade racial e desigualdades sociais. O objetivo é utilizar a literatura como instrumento de conscientização, promovendo discussões sobre o racismo estrutural e o papel da escola na sua reprodução e combate. O referencial teórico e metodológico fundamenta-se na sequência básica de letramento literário de Rildo Cosson (2021), além dos aportes de Silvio Almeida (2019) e Djamila Ribeiro (2019), que aprofundam a compreensão das relações raciais no Brasil. A proposta segue as quatro etapas da sequência de Cosson: motivação, introdução, leitura e interpretação. Acredita-se que, por meio dessa metodologia, os estudantes possam desenvolver uma leitura crítica da obra, reconhecendo as estruturas que sustentam o racismo no cotidiano. Conclui-se que o trabalho com a literatura, quando orientado por uma proposta antirracista, potencializa o protagonismo juvenil e contribui para a formação de sujeitos críticos e socialmente engajados. A escola, nesse sentido, torna-se um espaço de resistência e transformação, capaz de promover o enfrentamento ao racismo, ajudando na construção de um país mais justo e igualitário.