GÊNERO EM DEBATE NO ENSINO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL
UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CRÍTICO DA OBRA “A BOLSA AMARELA”
Palavras-chave:
Ensino de literatura infantojuvenil, Gênero, Letramento Crítico, A bolsa amarelaResumo
A literatura infantojuvenil desempenha um papel essencial na formação da identidade das crianças, proporcionando um espaço para reflexão sobre questões sociais e culturais. Este estudo investiga a aplicação do método de mediação da leitura de Aguiar, Eichenberg e Gonçalves para o ensino de literatura, utilizando A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, como objeto de análise. O objetivo é desenvolver nos estudantes do 6º ano do ensino fundamental um letramento crítico, possibilitando a compreensão das discussões sobre gênero apresentadas na obra. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica sobre literatura infantojuvenil, além do estudo do método das autoras citadas, que constitui o referencial teórico central. Esse método, baseado no Círculo Hermenêutico de Ricoeur (1976), estrutura a mediação da leitura em etapas que favorecem a interação crítica entre leitor e texto, ampliando a capacidade interpretativa e argumentativa dos estudantes, sendo elas: estímulo, leitura, reflexão sobre a leitura, atividade criativa e socialização. Por fim, será elaborada uma proposta didática para a aplicação da obra em sala de aula, alinhada às diretrizes do método citado. Espera-se que os resultados demonstrem a relevância da mediação literária na desconstrução de estereótipos de gênero e na ampliação do letramento crítico dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e reflexivo.