REDES DE CONHECIMENTO INTERNAS À ESCOLA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

UM MEIO POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Janaina Rafaela de Abreu Borges Lima Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Formação de Professores, Redes de Conhecimento

Resumo

Pensar em redes de conhecimento, é refletir em compartilhamento de ideias. No contexto do ensino remoto, que ocorreu durante a pandemia de Covid-19, a tessitura de conhecimento se deu através das redes de conhecimento criadas pelos professores da escola pesquisada, enquanto as aulas eram feitas de maneira remota. Durante o estudo, após conversas com os participantes – docentes da unidade escolar – destacamos que os professores compartilhavam informações entre si, ao passo que os que tinham conhecimentos mais profundos sobre ferramentas tecnológicas ensinavam, de forma espontânea e gratuita, aos colegas que não sabiam manusear tais ferramentas. Refletir sobre as redes de conhecimento que envolvem a formação docente é fundamental para entender as práticas docentes no período da pandemia. As redes de conhecimento internas à escola geraram novos saberes para os professores, pois eles precisaram aperfeiçoar seus conhecimentos tecnológicos devido ao ensino remoto e, com isso, novos currículos surgiram para adaptar-se a essa nova realidade. Os docentes criaram formas curriculares para enfrentar o desafio que se estabeleceu. Uma das alternativas encontradas por eles foi a utilização do WhatsApp para a comunicação com os alunos, de forma que pudessem sanar dúvidas que surgissem. O cotidiano escolar foi alterado e os professores tiveram que buscar estratégias para ensinar, aprender e manter os laços afetivos remotamente. Sendo assim, o caminho metodológico escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi o cotidiano escolar, o qual valoriza o olhar diferenciado dos professores que participaram ativamente de todo o processo que envolveu a formação docente e o ensino remoto durante o período da pandemia de Covid-19. A pesquisa acadêmica foi desenvolvida em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas.

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Publicado

2024-12-02