ENTRE O CONVITE À DESISTÊNCIA E O FIO DA ESPERANÇA

TESSITURA DA PERMANÊNCIA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fabrício Vieira de Moura

Palavras-chave:

Profissão docente, história de professores, permanência na educação básica, protagonismo dos professores

Resumo

Introdução: O contexto educacional pós-pandêmico mundial aponta para a recontextualização do professor na sociedade contemporânea. No Brasil, o Instituto de Estudos e Pesquisa (Inep) apontou um "apagão" de professores na educação básica, principalmente após as alterações na etapa final da educação básica previsto para 2035, com a promulgação da Lei nº 13.415/2017, que trata da nova estrutura do ensino médio. Objetivo: Reconhecer na história de vida de professores condições de permanência na educação básica e atratividade das gerações futuras na profissão docente. Métodos: Trata-se de uma pesquisa etnográfica de abordagem qualitativa em que serão aplicados os instrumentos: questionários - um inicial online, para a identificação dos possíveis sujeitos participantes, sendo professores da educação básica de escolas estaduais de Minas Gerais -, encontros previamente agendados para as entrevistas narrativas e questionário final, para validar o ato de memorar dos professores da educação básica. Resultado/discussão:  O tratamento dos dados se dará a partir da análise de conteúdo temática, que possibilitará a compreensão dos fenômenos não-quantificáveis, alinhando-se à interpretação das opiniões, valores, crenças e modos de pensar, sentir, relacionar e Ser professor na educação básica das escolas estaduais de Minas Gerais. Acreditamos que estes fatores darão maior protagonismo aos professores e esses se tornarão sujeitos eficazes para a atratividade das novas gerações para a carreira docente. Conclusão: Nossa pesquisa é relevante para o cenário brasileiro, porque dialoga com as preocupações de ausência de jovens nos cursos de licenciaturas no Brasil, oportuniza o protagonismo dos professores cujas práticas pedagógicas são exitosas, conferindo um grau de satisfação pela profissão e aumentando a convicção da permanência na profissão docente na educação básica.

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Publicado

2024-09-04