OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (SARS-COV-2) NO ENSINO DE HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE MARACÁS-BA
Palavras-chave:
Covid-19, Ensino de História, Impactos, Maracás-BaResumo
O presente trabalho emerge de um sucinto estudo de caso acerca dos impactos observados, analisados e provocados pela Pandemia do Vírus Covid-19 (Sars-Cov-2) no processo de ensino e aprendizagem em História no Município de Maracás-BA. O recorte temporal analisado compreende o período entre 2019-2023 da Era Cristã (Inicialmente: Momento de surgimento e, posteriormente, declaração oficial pela Organização Mundial de Saúde - OMS, que se tratava de uma emergência global; Bem como as medidas de biossegurança adotadas: Isolamento social; Suspensão de atividades presenciais na Educação e outras atividades consideradas não essenciais e de risco de contaminação e disseminação do vírus até, enfim, a declaração oficial de término da pandemia no início de 2023). A Metodologia da pesquisa adotada versou nas seguintes etapas e procedimentos: Revisão Bibliográfica atinente ao tema; Coleta de dados oficiais extraídos das principais Instituições/Órgãos de saúde (Municipal/Estadual e Mundial); Informações/dados e as principais impressões e posicionamentos de alunos/as da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia (NTE 09), por meio da aplicação, tabulação e interpretação de questionários elaborados pelo próprio autor. A análise dos dados e informações foram baseadas em uma perspectiva histórico-crítica, dialética e qualitativa. Desta forma, evidencia-se os possíveis principais impactos e desafios provocados pela crise sanitária no processo de ensino e aprendizagem em História expostos pela classe discente, referentes ao componente curricular de História do Novo Ensino Médio; A saber: Suspensão das aulas presenciais; Prejuízos/Dificuldades de Aprendizado nas aulas remotas (Síncronas/Assíncronas); Dificuldades em acesso à Internet; Escassez de consolidação do conhecimento histórico e crítico pelos alunos; Desconhecimento da História Local/Regional e informações acerca de outras crises sanitárias (Epidemias; pandemias; etc.) ao longo da História em diferentes temporalidades e espaços e, sobretudo, que julgamos serem de maior relevância e importância fundamental: Como o conhecimento histórico-crítico pode ser útil para nos alertar e prevenir acerca de crises sanitárias, políticas, econômicas e sociais? É possível extrair ensinamentos ou lições da História para podermos nos prevenir e combater futuras Pandemias? Verificamos de antemão que sim, é possível, entretanto, verificou-se também que existe um grande abismo de desconhecimento de tais assuntos no currículo escolar vigente.