CONSTRUÇÃO DE MODELO ANATÔMICO PARA O APRENDIZADO DO SISTEMA DIGESTÓRIO

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Amanda da Costa Silveira Sabbá Universidade do Estado do Pará
  • Endrio Benedito Ribeiro Tavares
  • Joelma Marques Pereira
  • Joniele Rainara Vieira da Silva
  • Rebeca Portilho dos Santos
  • Simone de Sousa Santos

Palavras-chave:

Anatomia Humana, Educação, Sistema Digestório

Resumo

O estudo da anatomia humana é essencial para entender de forma tridimensional as estruturas que compõe o organismo humano, esse que pode ser classificado e dividido em diferentes formas. Considerando os sistemas do corpo humano, estudar o sistema digestório em cursos da área da saúde é fundamental para compreender a anatomia e a fisiologia de onde e como ocorre o fracionamento e absorção dos nutrientes presentes nos alimentos, que são ingeridos pelos seres humanos. Tal sistema é composto pelos seguintes órgãos do tubo digestivo: cavidade oral, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso; bem como pelos órgãos anexos: glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência de uma dinâmica de aprendizagem realizada durante a disciplina de Anatomia Humana II no curso de Biomedicina, ou seja, a construção de um modelo anatômico em 3 dimensões para o aprendizado do sistema digestório. Para o conhecimento inicial sobre as estruturas anatômicas do sistema, aulas teóricas e práticas foram realizadas dentro de sala de aula e no laboratório (com o manuseio de peças anatômicas sintéticas). Foi apresentada a proposta da construção do modelo anatômico do sistema digestório em 3 dimensões e após a elaboração os discentes descreveram como foi a experiência em desenvolver o modelo proposto e o aprendizado do conteúdo.  O método utilizado foi baseado nos conhecimentos adquiridos e em livros da literatura científica, e a construção consistiu na produção de um modelo simulando um dorso humano, expondo de forma lúdica a disposição anatômica e alguns detalhes dos órgãos envolvidos no mecanismo do sistema digestório. Para tanto, foram utilizados os seguintes materiais: folhas de isopor, estiletes, tinta guache, cola isopor e pincéis, além de canetas, lápis, borracha, régua e lixa. O modelo foi construído em 3 dias e foi apresentado em um evento de extensão local, com a participação de alunos do ensino fundamental. Os resultados obtidos mediante o desenvolvimento da construção do modelo anatômico do sistema digestório em 3 dimensões consistiu na oportunidade de uma maior compreensão e assimilação dos conteúdos estudados em sala de aula, pois de forma ativa, foi possível estabelecer uma íntima ligação teórica-prática das estruturas anatômicas do sistema digestório, uma vez que, a construção do modelo macroscópico proporcionou aos discentes uma melhor visualização e entendimento dos órgãos principais e anexos referentes ao sistema abordado, favorecendo a aprendizagem. Assim, a prática efetuada na disciplina de Anatomia Humana II foi de extrema importância para a estruturação do processo de ensino-aprendizagem, pois permitiu o aprendizado e uma melhor fixação do conhecimento referente as estruturas anatômicas do sistema digestório. Diante desses aspectos, o relato dessa experiência foi satisfatório, proporcionou um aprendizado de qualidade, assim considera-se relevante estratégias ativas no processo de aprendizagem do conhecimento anatômico do corpo humano, tanto para o curso de Biomedicina como para os demais cursos da área da saúde.

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Publicado

2024-08-20