A GESTÃO DIRECIONADA AOS ASPECTOS DEMOCRÁTICOS NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Gestão, democracia, escolaResumo
Introdução: A gestão democrática na educação é foco de estudos devido às transformações necessárias no contexto educacional brasileiro. A administração autoritária, presente ao longo de décadas, prejudicou o intercâmbio de conhecimentos nas escolas, motivando a necessidade de mudanças. Objetivos: O estudo tem como objetivo geral discutir a gestão escolar que visa perspectivas democráticas no meio educacional. Os objetivos específicos incluem identificar as concepções de gestão escolar democrática, analisar as dificuldades enfrentadas pelos gestores na gestão participativa, e compreender a importância desse modelo na formação do aluno. Metodologia: A metodologia do estudo envolve a definição de uma problemática central que servirá como base para atingir os objetivos propostos. A pergunta central destaca as dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares diante da concepção de gestão democrática e busca estratégias para provocar a participação dos diversos elementos da escola nesse processo. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, explorando concepções teóricas sobre gestão democrática na educação. Resultados e Discussões: A gestão participativa é apontada como um modelo mais ajustado ao novo perfil do aluno, contrastando com a abordagem conservadora que desconsiderava as opiniões dos alunos. Discussões incluem a importância da socialização nas decisões administrativas, evitando a atuação unilateral do gestor e destaca a relevância do gestor como líder cívico na comunidade escolar. Conclusão: A gestão escolar moderna é conceituada como a expressão mais dinâmica de democracia, capaz de orientar ações e assumir um papel de destaque nas instituições educacionais. O gestor escolar é chamado a desempenhar um papel ético, participativo e inovador para enfrentar os desafios cotidianos e promover o bem-estar do aluno. A moderna gestão escolar é percebida como fundamental para a construção de uma escola de qualidade, alinhada aos objetivos educacionais e comprometida com a formação de cidadãos participativos em uma sociedade democrática.